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Livro - Educação Básica: da Organização Legal ao Cotidiano Escolar (Cód. Item 294397) (Cód EAN 9788508134564)

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O livro pretende oferecer ao leitor um estudo amplo e atualizado sobre a relação entre escola e ensino, enfocando os aspectos legais de sua estrutura, organização e funcionamento. Assim, trata, no capítulo 1, do percurso histórico da escola moderna no Brasil, que constituiu o atual ensino da escola básica, para no capítulo 2 apresentar e analisar os princípios que hoje guiam e regulam a gestão dos sistemas de ensino nacional, discutindo a visão sistêmica da educação; o regime de colaboração; a responsabilização dos agentes e instituições educativas; a mobilização social; o planejamento por metas e os arranjos educativos territoriais e locais. Esses sistemas de ensino, diga-se de passagem, são financiados por recursos vinculados na Constituição à educação e compostos pelas quatro esferas administrativas do país (federal, estadual, municipal e do Distrito Federal), que assumem responsabilidades educacionais, concomitantes e específicas, sem, contudo, se articularem para compor um sistema nacional de educação, como demonstramos no capítulo 3. Trata-se de sistemas que passaram a se organizar de acordo com um currículo escolar (capítulo 4) vinculado às ideias de ordem, unidade e sequência didática dos conteúdos, as quais produziram maior rigor na organização do ensino, levando à criação de níveis e etapas de escolarização e, por fim, dividindo a educação escolar em dois níveis - a básica e a superior -, segundo o artigo 21 da LDB de 1996. Ao mesmo tempo, a organização desta sequência didática formativa atribuiu à educação básica o propósito de formar os educandos para o exercício da cidadania e fornecer-lhes meios para progredir no trabalho e em estudos posteriores, dividindo-a em três etapas específicas, formadas pela educação infantil (capítulo 5), pelo ensino fundamental, agora de nove anos (capítulo 6), e pelo ensino médio (capítulo 7), que pode estar ligado ao ensino profissionalizante (capítulo 8). Além disso, criou modalidades de educação inclusiva (capítulo 9) para democratizar o espaço escolar, promovendo o acesso ao ensino de pessoas excluídas ao longo da história. Entre essas modalidades encontram-se a educação de jovens e adultos, a educação escolar indígena, a educação especial, a educação social, a educação quilombola, a educação à distância e as escolas rurais familiares e comunitárias. Tal processo de inclusão vincula-se às transformações resultantes da globalização econômica, que criaram a necessidade de os sistemas escolares adotarem práticas democráticas de organização. Estas, por sua vez, influenciam temas como a elaboração dos projetos político-pedagógicos das instituições de ensino, a avaliação escolar, a indisciplina e a violência na escola (capítulo 10). Um contexto como esse exige, ao mesmo tempo, que o desempenho dos alunos e das escolas seja avaliado frequentemente por um sistema nacional (capítulo 11), com o objetivo de preparar as novas gerações para um mercado cada dia mais competitivo e especializado. O livro conclui com uma análise sobre os profissionais da educação básica, apresentando as razões históricas que levaram à profissionalização do magistério e à nova identidade do curso de pedagogia.

Características

Título
Educação Básica
Subtítulo
da Organização Legal ao Cotidiano Escolar
Autor
Geovanio Rossato; Nelson Piletti

Especificações Técnicas

Assunto
Pedagogia
Editora
Ática
Edição
1
Número de Páginas
224
ISBN-13
9788508134564
Origem
Nacional
Idioma
Português
Data de Lançamento
2010
Acabamento
Brochura
Formato
Médio
Medidas (cm)
17 x 24

Contato Editora Ática

E-mail/Site:
http://www.atica.com.br/SitePages/Contato/Fale-conosco.aspx?Exec=1

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