A Presente Obra É Constituinte De Um Compromisso Político De Um Coletivo Do Programa De Pós-Graduação Em Educação Científica E Tecnológica Da Universidade Federal De Santa Catarina De Forma Criativa Estudantes De Doutorado Dão Continuidade À Publicação De Roteiros Didáticos Planejados Em Um Contexto Disciplinar São Roteiros Inspiradores E Com Temáticas Instigantes Para Educação Em Ciência E Tecnologia E Educação Matemática Particularmente Os Textos Dialogam Com A Educação Básica E A Formação De Professores Nisso Reside Uma Característica Importante Do Livro Que É A Amplitude De Leitores Aos Quais Se Dirige Ou Seja Docentes Da Educação Básica Estudantes E Professores De Licenciatura E De Pós-Graduação Lato E Strictu Sensu É Nossa Interpretação Também Que O Livro É Uma Manifestação De Resistência À Desvalorização Da Educação De Modo Geral Tal Desvalorização Se Traduz De Muitas Formas Na Atualidade Destacamos O Pensamento Que Fragiliza As Iniciativas De Enfrentamento Coletivo De Problemas Educacionais Como Se Constitui A Referida Obra