Neste livro, coordenado por Josette Jolibert, está a rica pesquisa-ação de cinco anos executada por um grupo de professores de três escolas municipais chilenas. A partir de um enfoque comunicativo, construtivista e textual e das vivências dos autores, o livro apresenta propostas de atividades concretas e coerentes, com fundamentos teóricos explícitos.
Sumário
Prólogo
Apresentação
PARTE 1 - Vida e atividades em sala de aula
-Capítulo 1. Criar condições facilitadoras para a aprendizagem
Reorganizar o ambiente de sala de aula
Proporcionar aos alunos a presença de múltiplos tipos de texto
Adotar uma pedagogia por projetos – O que nossos alunos desejam fazer em aula?
Estimular a cooperação ativa nas turmas promovendo um ambiente prazeroso
-Capítulo 2. Estimular a leitura e a produção de diferentes tipos de texto em situações reais de uso
A leitura como interrogação de textos
A produção de textos como processo de escrita e reescrita
Ler e produzir um mesmo tipo de texto
A transformação de uma história em outra forma de expressão
-Capítulo 3. Refletir com os alunos sobre as suas vivências e sistematizar as suas descobertas: uma forma de enfrentar a trilogia “gramática – vocabulário – ortografia”
Atividades-meta
Atividades de sistematização ao final de cada aula de interrogação de textos,
ou de cada módulo de produção textual
Aulas dedicadas a pontos-chave de lingüística textual para o domínio da leitura e da escrita
-Capítulo 4. Avaliar de outra forma, permitir que as crianças se auto-avaliem Conquistas esperadas: os grandes eixos
Avaliação formativa: auto e co-avaliação
Avaliação cumulativa
PARTE 2 - Pensamentos e ferramentas: entender melhor para atuar melhor
-Capítulo 5. O que mudou na maneira de abordar a aprendizagem da leitura e da escrita?
Um novo quadro teórico de referência para a abordar a aprendizagem
da leitura e da escrita
Mudança de representações
-Capítulo 6. Ler e aprender a ler
O ato de ler
Aprender a ler
Planejamento de uma aula coletiva de interrogação de um texto
E, afinal, o que aconteceu com as letras?
-Capítulo 7. Produzir e aprender a produzir textos
A produção de textos como processo de escrita e reescrita
Aprender a produzir textos
Planejamento de uma unidade de aprendizagem para a produção de um determinado tipo de texto
E, afinal, o que aconteceu com a ortografia?
-Capítulo 8. A construção de competências lingüísticas: conceitos e estratégias
Os conceitos lingüísticos escolhidos para trabalhar com as crianças:
os sete níveis de características lingüísticas de um texto
As estratégias de formação utilizadas para a construção de competências lingüísticas
-Capítulo 9. Avaliação e resultados esperados
Repensar a avaliação
Progressos e progressão: afinal, pode-se falar em progressão?
Resultados esperados
-Capítulo 10. Ferramentas para implementar uma pedagogia por projetos em sala de aula
A dinâmica geral de um projeto de aula
Organização didática de um projeto
Projeto didático do professor
Contrato
Recapitulação das atividades de linguagem vivenciadas durante um projeto
-Capítulo 11. O novo papel do professor
O papel do professor em uma concepção construtivista, comunicativa e textual da aprendizagem da leitura e da produção de texto Competências esperadas de um professor no ensino e na aprendizagem da linguagem
PARTE 3 - Avaliação da eficácia do projeto
-Capítulo 12. Competências construídas pelas crianças
Desenvolvimento pessoal
Competências de leitores e produtores de textos
Resultados do SIMCE
Comentário
-Capítulo 13. Competências construídas pelos professores participantes do projeto
O que dizem os professores sobre as mudanças vivenciadas como formadores
O que dizem os professores sobre as mudanças em sua relação pessoal com a leitura e a escrita
O que dizem os professores sobre as mudanças experimentadas nas relações com os seus colegas
O que dizem os professores com relação ao seu próprio desenvolvimento
Finalmente, os professores são unânimes ao afirmar