Adega de Vinhos
O charme das adegas climatizadas
Para conservar vinhos e outras bebidas da melhor maneira possível, a fim de não alterar o seu sabor, o ideal é contar com um equipamento adequado, como as adegas de vinho. Belas, práticas e muito eficientes, elas mantêm a temperatura sempre estável em seu interior e protege as bebidas da luz e de outros agentes externos. Atualmente é possível encontrar vários modelos de adegas climatizadas voltadas para uso doméstico. Os exemplares variam desde opções compactas a alternativas maiores, com capacidade para até 81 garrafas.
Até 16 garrafas
Os modelos menores com capacidade para até 16 garrafas adéquam-se perfeitamente em ambientes discretos como escritórios ou em cozinhas e copas pequenas. Por serem compactas, essas adegas podem ser acomodadas em qualquer cantinho do cômodo, sem tomar muito espaço.
Como todo aparelho deve estar alinhado às necessidades do consumidor, esses exemplares são os mais recomendados para quem costuma consumir bebidas com pouca regularidade ou não pretende guardar muitas garrafas.
Em geral, todos os modelos contam com porta de vidro equipada com filtro ultravioleta, o que permite a total visualização das garrafas e impede que a luz natural interfira na qualidade dos vinhos.
Para ajudar na visualização dos rótulos, esses eletrodomésticos contam com luz de led interna, que é o tipo de luz mais indicado, já que seu uso não prejudica as características das bebidas.
De 18 a 30 garrafas
As adegas com essa capacidade são voltadas para um público mais específico, que consome vinho com maior frequência. Assim, o aparelho precisa ter espaço hábil para garantir a rotatividade de garrafas de acordo com o consumo.
Alguns aparelhos com essa dimensão contam com compartimento duplo que permite a separação de vinhos de outros tipos de bebidas de acordo com as temperaturas ideais.
Quanto às prateleiras, são produzidas em metal aramado, o que permite a melhor circulação de ar no interior da adega, e apresentam formato anatômico, a fim de otimizar a acomodação das garrafas.
Acima de 30 garrafas
Por fim, as adegas com as maiores capacidades são capazes de manter num mesmo espaço tanto as garrafas voltadas para o consumo regular quanto os rótulos de coleção. Por conta disso, vários modelos vêm com um software interno para registrar informações sobre os vinhos armazenados, tais como origem e ano de produção. Os mesmos softwares podem ainda se encarregar de controlar a temperatura automaticamente, conforme as condições do ambiente e as características do vinho.
Uma vantagem encontrada apenas nas adegas com maior capacidade é o sistema conhecido como “dual zone”. Por meio dele, alguns modelos conseguem manter duas temperaturas distintas no interior do eletrodoméstico: uma na parte superior e outra na parte inferior, permitindo que as garrafas sejam dispostas e organizadas nas prateleiras conforme a temperatura ideal para cada uma delas.
Em geral, todos os modelos, independentemente do tamanho e da capacidade, são silenciosos e seu modo termoelétrico de funcionamento não interfere na qualidade das bebidas. Atualmente pode-se ainda encontrar adegas climatizadas que vêm acopladas a um frigobar.