Refrigerador
Refrigeradores estão na lista dos eletrodomésticos indispensáveis
Com grande diversidade de funções e modelos, os aparelhos são cada vez mais personalizados
Talvez você nunca tenha parado para pensar nisso, mas, de todos os eletrodomésticos que tem em casa, a geladeira é o mais utilizado. Está ligada 24 horas por dia, durante os sete dias da semana, sendo responsável por conservar os alimentos e mantê-los em estado apropriado para o consumo. Por essa razão e dada a grande variedade de modelos e funcionalidades disponíveis no mercado, escolher o aparelho mais adequado acaba sendo uma tarefa difícil.
A decisão precisa ser baseada nas características e diferenciais apresentados, que devem ser compatíveis com as necessidades diárias de quem vai utilizá-lo e com o estilo de decoração, já que alguns modelos são considerados itens de design. Com uma fita métrica em mãos, o primeiro passo antes de escolher sua a geladeira deve ser medir o espaço disponível na cozinha. A partir dessa informação, dê inicio à pesquisa pela versão mais indicada.
Espaços reduzidos
Se vive em uma casa compacta, onde moram até duas pessoas, os modelos de uma ou duas portas são ideais. Nas duas opções há freezer embutido, porém, no de apenas uma porta, o freezer só poder ser aberto se a geladeira também for. Já no refrigerador de duas portas, as entradas são separadas, evitando que se consuma energia do freezer ao abrir a porta da geladeira, e vice-versa.
Mais uma alternativa para os pequenos espaços é o frigobar. Prático e fácil de transportar – alguns possuem rodinhas –, são bastante úteis em áreas de lazer e em confraternizações com poucos convidados. É também uma boa opção para quem mora só e costuma fazer as refeições fora de casa.
Caso sua cozinha tenha um espaço privilegiado, invista num side by side, que, como o próprio nome sugere, tem duas portas, umas ao lado da outra, e é recomendados para famílias grandes. O modelo possui a tecnologia frost free, que permite o descongelamento da geladeira sem que seja preciso esvaziá-la. Mas, mesmo que o seu aparelho contemple essa função, é indicado, de tempos em tempos, desligá-lo para fazer uma limpeza completa nos compartimentos.
Acessórios úteis
Algumas características podem deixar o seu eletrodoméstico personalizado. Os modernos dispensers de água e gelo, por exemplo, permitem que você se sirva sem abrir a porta do refrigerador, economizando energia. É só posicionar o copo à frente da geladeira e pressionar um botão. O mesmo pode ser feito com um recipiente para cubos de gelo. Alguns modelos têm porta-latas e compartimentos para taças, ideais para quem gosta de ter sempre ao alcance uma bebida para consumo próprio ou para oferecer às visitas em casa. Esses espaços permitem que os itens fiquem separados do restante dos alimentos e permaneçam sempre bem resfriados.
As prateleiras de vidro ou trifase facilitam a limpeza e oferecem maior flexibilidade na disposição dos alimentos na geladeira e no compartimento de freezer. Nos requisitos de compra, é interessante considerar os aparelhos que possuem o Selo PROCEL Classe A, pois apresentam melhores índices de eficiência no consumo de energia.
Armazenamento e espaço
Os aparelhos de 140 a 300 litros são recomendados para casas onde vivem até duas pessoas, já que não permitem o congelamento de muitos alimentos. Mais comuns nas residências brasileiras, os modelos de 400 litros atendem bem às famílias de até cinco pessoas, possibilitando o armazenamento de mais alimentos e um espaço maior para os congelados. Já os refrigeradores acima de 500 litros têm espaço de sobra em ambos os compartimentos, são indicados para famílias numerosas ou estabelecimentos de pequeno porte.