Secadoras de Roupas
Peças secas e prontas para uso em pouco tempo
Simplificar as atividades domésticas na correria da vida moderna é um desejo de muitos. Poder lavar as roupas e em poucas horas já tê-las secas e prontas para serem usadas faz das secadoras um eletrodoméstico indispensável, principalmente nos períodos de instabilidade do clima. Suas peças podem ir direto para tábua de passar, sem que seja necessário estendê-las em um varal, item que ainda ocupa considerável espaço nas áreas de serviço. São ótimas alternativas para quem mora em regiões úmidas ou onde o inverno é rigoroso, assim como para quem tem filhos e, consequentemente, grande volume de roupas. A maioria desses equipamentos lava e seca, garantindo economia de tempo e melhor organização dos espaços nas residências modernas, que costumam ter ambientes compactos. Alguns modelos possuem funções bastante específicas, como secagem fria, quente, a seco, antiencolhimento, além de aquecimento especial para roupas como jeans, edredons, colchas, entre outras peças. As funções também podem ser programadas para ciclos de secagens mais longos ou mais curtos, ideais para tecidos delicados e para tirar o odor de roupas guardadas por muito tempo.
Capacidade em quilos
Quanto mais gente, mais roupas
Para escolher a secadora ideal, além de conferir o espaço que tem em sua área de serviço, é indispensável saber qual a média do volume de roupa que será colocada no aparelho. Os modelos de 4 a 6 kg são ideais para até duas pessoas e são super funcionais. Já para casas com família maior e, principalmente, com crianças, são indicados os modelos que variam de 12 a 17 kg. Apesar de ocupar um pouco mais de espaço, têm design arrojado e funcionam até na composição da decoração da área de serviço. Alguns fabricantes produzem máquinas intermediárias com capacidade que varia entre 7 e 10 kg, e também são recomendadas para famílias menores, de até quatro pessoas. Depois que conseguir adequar as características da secadora com quantidade de roupas em sua casa, é importante conferir o consumo de energia do aparelho e as funções mais específicas.
Tipos de secadora
Piso, centrífuga e parede: qual escolher?
Os modelos de piso ocupam mais espaço, porém possuem as opções de secagem de acordo com o tipo de roupa e ajuste de tempo. As secadoras de parede são ideais para ambientes menores onde a área de serviço não foi privilegiada com muitos metros quadrados. Por não possuírem funções diversificadas, são mais acessíveis e práticas, algumas, inclusive, podem ser desmontadas após o uso.
Muitas pessoas confundem, mas as centrífugas são eletrodomésticos diferentes das secadoras de roupa. Enquanto as secadoras já deixam as roupas prontas para serem passadas e dispensam o uso de varais, as centrífugas ainda precisam que algumas peças sejam estendidas. Como diferencial, entretanto, as centrífugas economizam energia, comportam maior quantidade de roupas e gastam cerca de 1 hora para concluir o procedimento. É preciso, portanto, considerar o custo-benefício para fazer a escolha mais adequada ao estilo de vida do consumidor.