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Livro - O Nascimento da Inteligência: do Ritmo ao Símbolo

(Cód. Item 275773)

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O nascimento da inteligência: do ritmo ao símbolo vai ao encontro dos clássicos da psicologia evolutiva – Piaget, Wallon e Vygotsky – relembrando a atenção que esses autores dedicaram à observação qualitativa, aos processos, não só aos resultados das condutas e à análise semiótica. A autora se embasa na idéia de Bruner, para quem a comunicação esta pragmaticamente orientada. A cultura e a educação são protagonistas da construção da inteligência desde suas origens.



Sumário

Introdução: O prazer do olhar e os clássicos

-Capítulo 1 No princípio era o ritmo

A biologia individualmente orientada: Piaget

O reflexo de sucção do bebê solitário

A biologia socialmente orientada: Darwin,

Wallon e Vygotsky

Expressões dos recém-nascidos e práticas educativas

Até onde vai a pré-adaptação social: sincronia

ou coordenação?

O grande olho “que vê”: um sujeito que já não atua

Um exemplo paradigmático: a imitação de neonatos

Um retorno à ação: os bebês também atuam

Outros desenvolvimentos: bebês prematuros e

de baixo peso

-Capítulo 2 As relações recíprocas adulto-bebê

Piaget: primeiras adaptações adquiridas. Reações

circulares primárias

Wallon: as reações circulares e as emoções

Os formatos e os usos da linguagem: Bruner

e sua influência

A pragmática e seus significados

Os objetos começam a aparecer na vida da criança

-Capítulo 3 Começando a prestar atenção: O objeto como

protagonista

As convenções e os objetos

Primeiros índices antecipatórios

As reações circulares secundárias, os objetos

e o acaso na teoria de Piaget

Significados coletivos versus significados elementares

na teoria de Piaget

Os adultos também mudam – Diferenças culturais

O objeto, um novo protagonista

-Capítulo 4 Os objetos servem para fazer coisas: Seus

significados são públicos

O objeto permanente vinculado à ação: Piaget

Primeiras condutas inteligentes

Triadicidade e início da comunicação intencional:

a revolução dos 9 meses

Mais uma vez o obstáculo da evidência quando

se trata do objeto

Primatas não-humanos

O mágico número três: uma visão pragmática dos objetos

-Capítulo 5 Dos usos convencionais aos primeiros símbolos

Os símbolos são estratos de segundo sentido

As convenções têm uma longa história

Pragmática do objeto: os usos simbólicos se

apoiam nos convencionais

Linguagem e categorias extralinguísticas

Referências

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