Utilidades domésticas – Bandejas
Praticidade para o dia a dia
Itens de utilidades domésticas facilitam a vida de quem atua na cozinha. As travessas de vidro, por exemplo, são práticas, fáceis de limpar e auxiliam no preparo de pratos e assados. Já os pirex são excelentes utensílios para servir sobremesas e geralmente são feitos de plástico, vidro ou porcelana. E há ainda as bandejas, que tornam muito mais simples e agradável a tarefa de servir ou expor alimentos.
Bandejas
Bandejas são plataformas rasas, projetadas para transportar utensílios. Embora sejam planas, apresentam bordas elevadas, o que evita que os objetos caiam ou quebrem. Elas podem ser encontradas nos formatos retangular ou oval, embora sejam fabricadas nos mais diversos formatos e materiais.
Existem diversos tipos de bandejas de cozinha, e cada uma delas é desenvolvida para atender uma ou mais necessidades. As de mordomo, por exemplo, contêm normalmente alças ou abas nas laterais, que facilitam o transporte. Existem algumas que apresentam suportes dobráveis. Elas são excelentes para servir bebidas ou serem usadas como mesa de improviso.
Já as bandejas com compartimentos são feitas na maioria das vezes de aço inoxidável ou plástico e são mais usadas sem pratos, apresentando compartimentos próprios para comportar os mais variados tipos de alimentos. Outro tipo bastante comum são as utilizadas em cafeterias. Em sua maioria, elas contêm suporte que permitem que sejam apoiadas em qualquer lugar. São feitas de fibra de vidro ou plástico e apresentam facilidade para transporte e limpeza.
Há ainda as bandejas giratórias, ou “Lazy Susan”, como também são conhecidas. Essas quase sempre apresentam formato circular, e são colocadas em mesas para servirem de auxílio na exposição de alimentos, em eventos maiores, festas e bufês.
No caso das bandejas lisas, as mais comuns são redondas ou retangulares. As redondas são perfeitas para ocasiões formais. Nelas podem ser servidos: cafés, refrescos, bebidas e sobremesas, de maneira elegante e refinada.
As retangulares podem ser usadas tanto em eventos mais simples quanto nos mais sofisticados. Comumente são servidas nelas refeições completas, como café da manhã, almoço ou jantar.
Características das bandejas
Inox
Material pertencente à família dos aços resistentes ao calor e corrosão, o inox apresenta alta resistência e durabilidade. As bandejas feitas com esse material são excelentes para uso geral e podem ser aproveitadas tanto para servir quanto para decorar. Graças à alta resistência, elas suportam objetos de vários pesos e tamanhos. Além disso, são muito higiênicas, fáceis de limpar, e são comercializadas em modelos simples ou decorados, cujos preços são bastante acessíveis.
Vidro
Considerado um material nobre, o vidro é uma substância inorgânica, homogênica, obtida através de um processo de resfriamento, por meio do qual se torna um objeto rígido e transparente.
As bandejas de vidro podem ser utilizadas tanto para uso geral quanto para festas e decorações. São bonitas, práticas e encontradas em diversas cores, formas e detalhes. São impermeáveis, apresentam rigidez incomparável, e ainda são totalmente recicláveis. No mercado, os tipos mais comuns são as de vidro temperado, que, por não terem seus pedaços estilhaçados quando quebrados, oferecem maior segurança para o uso doméstico.
Plástico
O plástico é um material obtido pela união de resinas sintéticas através de um processo chamado de polimerização. Por ser bastante flexível, o material pode ser moldado nas mais diversas formas e tamanhos.
As bandejas de plástico são resistentes e suportam produtos quentes e gelados. Além disso, são práticas e leves, o que facilita muito o transporte em quantidade. As mais procuradas no mercado são as coloridas, em formato retangular, com ou sem compartimentos.