Quando falamos ou escrevemosseja em que situação forestamos sempre produzindo algum gênero textual. Essa constataçãopor mais singela e óbvia que possa parecernão vinha sendo levada em conta pelos manuais de ensino de língua. Na realidadeembora tenhamos certa competência tipológica intuitiva para a produção de muitos gêneros textuaisessa habilidade pode e deve ser analisadatreinada e ampliada. É precisamente a imperdoável lacuna nessa área que a presente coletânea de ensaios busca preencher com subsídios teóricos e sugestões de trabalho em várias direções na análise de múltiplos gêneros textuaisnos diversos meios de comunicação. Aquio professor de portuguêso estudioso da línguaos comunicadores e todo leitor preocupado em conhecer como se constituem e funcionam os gêneros textuais têm uma preciosa fonte de estudo e consulta. Assimessa obraúnica entre nós na especialidadecolabora de maneira substantiva com a última geração de manuais de ensino na perspectiva textual-discursivaque concebe a língua como atividade interativa de caráter socialhistórico e cognitivo. Marca: Não Informado