Este Estudo É Uma Tentativa De Reconstrução Global Da História Do Pensamento Cristão Do Século Xx Em Seus Momentos Mais Significativos, Em Suas Temáticas Mais Comprometedoras, Nos Textos Essenciais Que Lhe Escandem O Percurso. As Teologias , Que Vão Se Sucedendo De Capítulo Em Capítulo, Devem Ser Vistas Como Perspectivas A Respeito Do Objeto Incomparável E Co-Envolvente Do Mistério E Da Revelação, No Contexto Experiencial, Cultural E Social Em Que Pouco A Pouco Se Articula A Reflexão Teológica Em Nosso Século. No Percurso Da Teologia Do Século Xx, Podem-Se Distinguir Quatro Movimentos Teológicos. O Primeiro Movimento Se Afirma Com A Teologia Dialética, Que Teve Continuação Direta Na Teologia Da Palavra De Barth, E Que Encontra Uma Correspondência Formal Também Em Outros Âmbitos De Pensamento. O Segundo Movimento Caracteriza-Se Como Reviravolta Antropológica Na Teologia E Se Exprime Com A Teologia Existencial De Bultmann, Com A Teologia Hermenêutica De Fuchs E De Ebeling, Com A Teologia Da Cultura De Tillich E Com A Teologia Transcendental De Karl Rahner. No Campo Católico, Corresponde A Esse Momento A Nouvelle Théologie , Momento Em Que A Teologia Católica Superou A Estrangulação Escolástica, Abrindo-Se Ao Estudo Por Meio De Novos Métodos Histórico-Críticos Das Fontes Bíblicas E Patrísticas, E Ao Diálogo Com A Cultura E Com A Filosofia. O Terceiro Movimento, Já Nos Anos Sessenta, Foi Preparado Pela Teologia Da História E Pelo Debate Em Torno Do Cristianismo, Modernidade E Secularização, Consignado Na Teologia Política E No Aparecimento De Formas De Teologia Da Libertação. A Teologia Assume Uma Consciência Política, Característica Presente Não Só Na Teologia Política Europeia, Mas Que Se Vai Afirmando Em Setores Cada Vez Mais Vastos E Diferenciados. Com O Emergir Da Teologia Da Libertação, Da Teologia Da Inculturação Na África E Na Ásia, Da Teologia Feminista, E Com O Abrir-Se Das Teologias Confessionais À Teologia Ecumênica E À Teologia Das Religiões, A Teologia Do Século Xx Realiza Um Quarto Movimento, Que Introduz Em Uma Época Ecumênica E Planetária. Árduo Percurso De Um Século Dramático Na História Da Igreja Cristã, Em Que A Teologia Sentiu Cada Vez Mais Urgente A Tarefa, Na Lógica Da Encarnação E Da Redenção, De Colocar-Se Em Defesa E A Serviço Do Humano.