O Mundo Está Se Aproximando Demasiadamente Do Limiar De Sua Sustentabilidade Para Que Continuemos A Nos Prostrar Frente Ao Desastroso Cenário Que Se Desvela O Paradigma Hegemônico De Agricultura Que Se Impõe Na Atualidade O Agronegócio É Fortemente Apoiado Pelos Saberes E Práticas Que São Produzidos E Reproduzidos Pela Universidade É Imprescindível A Participação Ativa Das Engenheiras E Engenheiros Agrônomos Na Construção De Um Sistema Agroalimentar Contrahegemônico Com Base Na Racionalidade Agroecológica Tendo Como Horizonte A Busca Pela Soberania Alimentar Dos Povos Por Isso Configurase Como Questão Fundamental A Discussão Sobre A Inclusão Da Agroecologia Nas Ciências Agrárias Principalmente No Âmbito Da Formação Profissional Nesse Sentido O Currículo Pode Ser Tanto Instrumento De Manutenção Do Paradigma Hegemônico Quanto Espaço De Debate E Superação Dele Pode Tanto Ter Uma Dimensão De Colonialidade Quanto Descolonialidade Do Saber A Pluralidade Do Conhecimento Disponível No Mundo É Imensamente Maior Que O Conhecimento Escolhido Para Ser Reproduzido Formalmente Nas Instituições De Ensino Superior Este Livro Apresenta Por Meio De Pesquisas Científicas Qual O Lugar Ocupado Pela Agroecologia E Como Se Cristalizou O Currículo De Engenharia Agronômica Dentro De Uma Ideologia Específica Ideologia Essa Que Contribui Para A Manutenção De Um Modelo De Agricultura Insustentável No Tempo E Responsável Por Danos Ambientais Bem Como Pelo Crescente Aumento Da Injusti