Estamos exibindo produtos para a sua região.

Informe seu CEP para ter uma melhor experiência.

Boas Vindas!

  • Entre ou Cadastre-se
  • Pedidos de Loja On-Line
extra.com.brLivrosCiências Humanas e SociaisAntropologia

Livro - Além dos Muros da Escola

(Cód. Item 275495)

Outros produtos Editora Artmed

Vendido por GRUPO A EDUCACAO e entregue por Extra

por R$ 115,00

ou em até 2x de R$ 57,50 sem juros

Neste livro, coordenado por Josette Jolibert, está a rica pesquisa-ação de cinco anos executada por um grupo de professores de três escolas municipais chilenas. A partir de um enfoque comunicativo, construtivista e textual e das vivências dos autores, o livro apresenta propostas de atividades concretas e coerentes, com fundamentos teóricos explícitos.



Sumário

Prólogo

Apresentação

PARTE 1 - Vida e atividades em sala de aula

-Capítulo 1. Criar condições facilitadoras para a aprendizagem

Reorganizar o ambiente de sala de aula

Proporcionar aos alunos a presença de múltiplos tipos de texto

Adotar uma pedagogia por projetos – O que nossos alunos desejam fazer em aula?

Estimular a cooperação ativa nas turmas promovendo um ambiente prazeroso

-Capítulo 2. Estimular a leitura e a produção de diferentes tipos de texto em situações reais de uso

A leitura como interrogação de textos

A produção de textos como processo de escrita e reescrita

Ler e produzir um mesmo tipo de texto

A transformação de uma história em outra forma de expressão

-Capítulo 3. Refletir com os alunos sobre as suas vivências e sistematizar as suas descobertas: uma forma de enfrentar a trilogia “gramática – vocabulário – ortografia”

Atividades-meta

Atividades de sistematização ao final de cada aula de interrogação de textos,

ou de cada módulo de produção textual

Aulas dedicadas a pontos-chave de lingüística textual para o domínio da leitura e da escrita

-Capítulo 4. Avaliar de outra forma, permitir que as crianças se auto-avaliem Conquistas esperadas: os grandes eixos

Avaliação formativa: auto e co-avaliação

Avaliação cumulativa

PARTE 2 - Pensamentos e ferramentas: entender melhor para atuar melhor

-Capítulo 5. O que mudou na maneira de abordar a aprendizagem da leitura e da escrita?

Um novo quadro teórico de referência para a abordar a aprendizagem

da leitura e da escrita

Mudança de representações

-Capítulo 6. Ler e aprender a ler

O ato de ler

Aprender a ler

Planejamento de uma aula coletiva de interrogação de um texto

E, afinal, o que aconteceu com as letras?

-Capítulo 7. Produzir e aprender a produzir textos

A produção de textos como processo de escrita e reescrita

Aprender a produzir textos

Planejamento de uma unidade de aprendizagem para a produção de um determinado tipo de texto

E, afinal, o que aconteceu com a ortografia?

-Capítulo 8. A construção de competências lingüísticas: conceitos e estratégias

Os conceitos lingüísticos escolhidos para trabalhar com as crianças:

os sete níveis de características lingüísticas de um texto

As estratégias de formação utilizadas para a construção de competências lingüísticas

-Capítulo 9. Avaliação e resultados esperados

Repensar a avaliação

Progressos e progressão: afinal, pode-se falar em progressão?

Resultados esperados

-Capítulo 10. Ferramentas para implementar uma pedagogia por projetos em sala de aula

A dinâmica geral de um projeto de aula

Organização didática de um projeto

Projeto didático do professor

Contrato

Recapitulação das atividades de linguagem vivenciadas durante um projeto

-Capítulo 11. O novo papel do professor

O papel do professor em uma concepção construtivista, comunicativa e textual da aprendizagem da leitura e da produção de texto Competências esperadas de um professor no ensino e na aprendizagem da linguagem

PARTE 3 - Avaliação da eficácia do projeto

-Capítulo 12. Competências construídas pelas crianças

Desenvolvimento pessoal

Competências de leitores e produtores de textos

Resultados do SIMCE

Comentário

-Capítulo 13. Competências construídas pelos professores participantes do projeto

O que dizem os professores sobre as mudanças vivenciadas como formadores

O que dizem os professores sobre as mudanças em sua relação pessoal com a leitura e a escrita

O que dizem os professores sobre as mudanças experimentadas nas relações com os seus colegas

O que dizem os professores com relação ao seu próprio desenvolvimento

Finalmente, os professores são unânimes ao afirmar

Referências

Informações importantes:

  • Preços e condições de pagamento válidos somente para compras no site www.extra.com.br.
  • Em caso de divergência de preços, o valor final considerado será o do Carrinho de Compras.
  • Imagens meramente ilustrativas.