O Analfabetismo No Brasil Permanece Um Tema De Dolorosa Atualidade Mas Quais As Verdadeiras Causas Do Fracasso Do Processo De Alfabetização No Brasil Por Que Nossas Estatísticas Sobre O Analfabetismo E Sobre O Baixo Desempenho Escolar Nos Primeiros Ciclos Do Ensino Fundamental Insistem Em Nos Revelar Números Tão Incômodos Qual A Verdadeira Responsabilidade Que Cabe Ao Educador Aos Métodos Aos Materiais Didáticos À Escola E À Própria Sociedade Em Relação A Isso Magda Soares Uma Das Maiores Especialistas Brasileiras Em Alfabetização Nos Propõe Algumas Possibilidades De Resposta Para Tais Perguntas E Nos Impõe Novas Provocações O Livro É Dividido Em Três Partes Nas Duas Primeiras A Autora Trata Respectivamente Das Concepções E Práticas Que Envolvem Os Temas Da Alfabetização E Letramento Na Escola Enquanto A Terceira Funciona Como Um Espaço De União Entre Teoria E Ação A Partir De Uma Perspectiva Políticosocial