O Ensino Da Língua Escrita É Um Pilar Central Da Educação Mas Os Desafios A Ele Associados Tornaram-Se Mais Complexos No Cenário Contemporâneo Este Livro Analisa As Diversas Facetas Da Alfabetização Tratando-A Não Apenas Como Aquisição Do Sistemade Escrita Mas Como Prática Educativa Que Permeia A Vida Social Política E Cultural Dos Indivíduos Pesquisadora Apaixonada Pelo Tema Silvia Colello Explora Seus Aspectos Essenciais Como A Relação Entre Linguagem Oralidade E Escrita As Elaborações Cognitivas Envolvidas Nesse Aprendizado O Processo De Letramento Em Face Das Desigualdades Sociais E As Implicações Para A Sala De Aula Com Uma Abordagem Ampla A Obra Parte De Uma Crítica Ao Referencial Educativo Ainda Dominante Para Superar O Tradicional Conceito De Alfabetização Incorporando Novas Perspectivas Para O Trabalho Pedagógico Assim Convida Os Leitores Professores E Educadores A Rever A Própria Concepção De Aprendizagem E Por Essa Via Repensar A Alfabetização Em Tempos De Rápidas Transformações E De Novos Apelos Da Sociedade