Esta Obra Reúne Relatos De Práticas Pedagógicas Realizadas Por Professorespesquisadores De Escolas Públicas E Particulares Engajados Na Melhoria Do Processo De Ensino E De Aprendizagem Da Educação Básica A Partir De Projetos Desenvolvidos Na Formação Docente E Com Alunos Da Educação Infantil Do Ensino Fundamental E Do Ensino Médio Os Autores Compartilham Estratégias E Proposições Teóricas Que Permitem Refletir Sobre Os Sentidos Do Que Se Aprende Como Se Aprende Quando E Como Utilizar O Que Se Aprende Tratase De Tornar Visível A Aprendizagem De Alunos E ProfessoresAs Experiências Retratadas Pelos Autores Dialogam Com As Propostas Contemporâneas De Estudos Sobre Educação Dentre Elas A Aprendizagem Visível Com Base Nas Pesquisas De John Hattie Na Universidade Da Nova Zelândia A Abordagem Italiana Reggio Emilia E O Registro Da Documentação Pedagógica E O Projeto Zero Desenvolvido Na Universidade De Harvard Sobre A Importância Do Pensamento E Do Aprender FazendoDentre Os Temas Discutidos Na Obra Estão O Pensar E A Reflexão Na Formação Docente A Cultura Maker Mão Na Massa O Uso Do Design No Projeto Políticopedagógico A Avaliação E A Autoavaliação Como Aprendizagem O Estudo Do Erro A Prática Direcionada E O Planejamento Reverso Em Cada Capítulo São Compartilhadas Diversas Ferramentas Para Download Além De Referências De Artigos E Vídeos Para Que Os Professores Ampliem Seu Conhecimento E Aprimorem Suas Práticas Pedagógicas