Este livro tem como objetivo ser o início de uma análise em reflexão sobre a realidade da Educação de Jovens e Adultos. Este é o momento propício para apresentar algumas opiniões. Observamos que, atualmente, o livro didático tem sido considerado uma ferramenta de apoio para os estudantes e professores devido à sua importância na prática pedagógica diária, por ser suporte teórico e prático para o estudante, e instrumento de apoio para o professor, além de constituir uma organização possível do conteúdo a ser ensinado. Propomos uma reflexão inicial acerca do papel atribuído ao livro didático adotado no processo de ensino-aprendizagem da EJA (Educação de Jovens e Adultos), para que este material seja um alicerce de pesquisa e mais uma fonte de saberes. É imprescindível que, o livro didático apresente ao estudante diversas formas de linguagem para que, a partir daí, o estudante possa observar que há contextos em que ele pode utilizar uma forma ou outra de expressão. Um bom livro didático pode ser um forte aliado do professor em sala de aula, pode também despertar no estudante uma motivação maior com o material linguístico que tem em mãos. Verificamos que os materiais didáticos têm uma enorme preocupação e percepção no tocante aos estudantes e professores que farão uso deste material. Desejamos que este material seja de grande valia no processo de ensino da EJA no Ensino Fundamental. Ean: 9786554800983