Olá, estudante! Tudo bem? Antes mesmo de iniciarmos nosso material, lanço uma pergunta: você sabia que existe uma carta de direitos dos usuários da saúde no Brasil e que ela foi elaborada em consenso pelos governos federal, estaduais e municipais junto com o Conselho Nacional de Saúde (CNS)? Essa carta assegura ao cidadão(ã) o direito ao ingresso digno nos sistemas de saúde, tanto públicos quanto privados, e tem como base seis princípios de grande importância para os(as) usuários(as) da saúde. Perceba que os(as) cidadãos(ãs) têm direito a acessar mecanismos para oferecer reclamações, sugestões e denúncias sobre os serviços prestados. É aí que entra a ouvidoria, desempenhando este papel tão importante para a sociedade na resolução das suas demandas e com intuito de melhorar o atendimento, bem como corrigir os problemas que apareçam. Além disso, o acolhimento também implica em escutar o(a) usuário(a), identificando os riscos e as vulnerabilidades existentes, tornando o atendimento humanizado. Diante disso, este material tem a intenção de proporcionar o conhecimento sobre os direitos dos usuários do SUS, conceituar ouvidoria, diferenciá-la do Serviço de Atendimento ao Consumidor(a) e conhecer como ela se apresenta no Brasil e na saúde. Assim, vamos estudar os principais conceitos e os tipos de auditoria que são normalmente utilizados nas organizações prestadoras de serviços de saúde. Aprenderemos a diferenciar a aplicação da auditoria, da fiscalização e da avaliação e a sua importância no monitoramento da segurança e da qualidade da assistência em saúde. Além disso, vamos entender o que é o acolhimento e quais as maneiras de fazê-lo para o bem-estar dos(as) usuário(as)s da saúde. Ao longo da leitura, você vai mergulhar neste universo! Dito isso, convidamos você a desenvolver seus conhecimentos sobre as ferramentas da auditoria e da ouvidoria. Vamos lá? Bons estudos! Marca: GRUPO SER