Este Texto É Endereçado Ao Professor De Ciências À Escola Aos Gestores Escolares E Possivelmente A Fazedores De Políticas Públicas Pois Apresenta Resultados De Pesquisa E A Análise Qualitativa A Que Chegamos Sobre A Avaliação Trata-Se De Uma Temática Importante Tanto Para A Pesquisa Na Área De Educação Em Ciências Como Na Relação Teoria-Prática A Avaliação Escolar É Olhada Aqui A Partir De Diferentes Perspectivas A Avaliação Das Aprendizagens A Articulação Entre Normas E Demandas Oficiais E As Formas Cotidianas De Avaliar Nem Sempre Coincidentes Revelou Modos De Fazer E Táticas Às Vezes Invisíveis Dos Professores Imersos No Cotidiano Escolar Enquanto Formas De Resistências Além Da Discussão Da Literatura E Das Políticas Públicas Narramos Observações E Escutas Atentas Demos Voz A Estudantes Sobre A Avaliação De Suas Aprendizagens Também A Falas E Percepções De Diferentes Agentes Escolares Sobre As Avaliações Externas Suas Possíveis Lacunas E Potencialidades Tudo Isso Dentro De Um Quadro Teórico E Metodológico Consististe Esperamos Assim Poder Contribuir Com A Reflexão A Autocrítica E O Avanço Das Pesquisas Sobre A Avaliação No Âmbito Escolar Em Particular Sobre A Avaliação Em Ciências