Blocos de Montar
Brinquedos simples que estimulam a criatividade e a concentração dos pequenos
Quem tem crianças pequenas sabe que elas estão o tempo todo descobrindo o mundo ao seu redor. A curiosidade é uma característica inerente às crianças, por isso, essa é a melhor fase para estimular a criatividade, imaginação e concentração.
Muitos brinquedos podem ensinar enquanto divertem e, entre os mais comuns, estão os blocos de montar. Com eles, a criança explora, de maneira independente, a própria capacidade de criar formas – o que ocorre a partir da observação e experimentação.
Tipos de blocos de montar
Cada modelo de bloco de montar atende a necessidades diferentes. Os blocos de montar com desenhos de animais, por exemplo, estimulam o raciocínio lógico dos pequenos, pois desafiam a criança a comparar o desenho a ser montado com as peças disponíveis. Assim, eles têm que associar as partes da figura de maneira que formam um todo. Isso incentiva a concentração e capacidade de percepção.
Há também os blocos que permitem montar casinhas, castelos e até mesmo cidades. Com eles, a criança pode soltar a imaginação e construir formas diversas, usando a criatividade.
Os blocos de formas geométricas são ótimos para estimular o raciocínio lógico e apresentar formas como retângulos, losangos, quadrados, círculos e cubos a meninos e meninas, passando a eles noções de formatos, um aprendizado extremamente útil.
De maneira associativa, também é possível apresentar aos pequenos os diversos animais existentes com a ajuda dos blocos de animais. Com eles, a criança descobre diversas espécies de bichos e conhece um pouco das características de cada uma.
Quantidade de peças
Entre os modelos de blocos de montar disponíveis no mercado, estão exemplares que contam com números variados de peças. A quantidade de blocos costuma variar de acordo com a indicação de idade para uso, mas é comum encontrar versões com 12, 16, 24,30, 50, 60, 100 e até 300 peças.
Idade
Cada exemplar desse tipo de brinquedo traz na embalagem a idade mínima e máxima indicada para o uso. Seguir essa orientação é fundamental para não pular ciclos importantes do processo de aprendizado da criança.
Até 02 anos – Os blocos de montar para crianças desta faixa etária costumam apresentar peças maiores, fabricadas em materiais mais macios, que possam ser levados à boca sem oferecer qualquer tipo de risco. A maior parte dos modelos vem com desenhos de animais, objetos, florestas e outros cenários.
De 02 a 04 anos – Nessa idade, as crianças já não costumam levar tudo à boca. Sendo assim, as peças dos kits indicados para essa faixa etária já são um pouco menores e a quantidade de blocos tende a ser maior. Os modelos costumam abordar formas geométricas, que estimulam o raciocínio. Afinal, essa é uma fase pré-escolar e os pequenos precisam se familiarizar com os formatos mais comuns.
De 05 a 07 anos – Com essa idade, as crianças já têm um raciocínio mais rápido e lógico. O ideal é estimular ainda mais essa capacidade. Para isso, os kits de blocos de montar contam com um maior número de peças, permitindo que os pequenos soltem a imaginação e montem casas, castelos e até cidades.