A Peça Cimbeline Rei Da Britânia Tem Sido Um Tanto Subestimada Pela Crítica Shakespeariana Notoriamente A Partir Da Reação De Críticos Racionalistas Como Samuel Johnson E George Bernard Shaw Corre A Fama De Que O Enredo Da Peça É Convoluto A Situação Em Dados Momentos Incongruente Por Sua Vez As Supostas Dificuldades Do Texto Têm Resultado Na Sua Infrequente Encenação Na Verdade Criado Por Um Shakespeare Amadurecido O Texto É Extremamente Intrigante Sobrepondo Tragédia Comédia E Até Farsa O Verso Apresenta Um Ritmo Inusitado Perturbador Um Lirismo Memorável E As Canções Cantadas Ou Declamadas São Das Mais Belas Entre As Que Constam Das Peças Shakespearianas Passada Na Britânia Pagã Na Época Da Ocupação Romana E Do Legendário Rei Cimbeline A Ação Intensa Que Inclui Engodo Injustiça Desejo Voyeurismo Rapto Transformismo Mutilação Morte Ressurreição Intercessões Sobrenaturais Reencontros Revelações Inesperadas E Sendo Um Romance Reconciliação Apresenta Fortes Componentes De Contos De Fadas Assim Como No Caso Das Outras Três Peças Congêneres E Contemporâneas Péricles O Conto Do Inverno E A Tempestade Em Que Pese A Fama De Dificuldade A Peça Bem Encenada E Livre Das Restrições Do Teatro Realista É Absolutamente Cativante De Vez Que Contém Entre Tantos Outros Dois Dos Momentos Cênicos Mais Célebres E Eletrizantes Em Toda A Dramaturgia Shakespeariana Giácomo Na Calada Da Noite Sai De Um Baú No Quarto De Imogênia Para Esprei