O Livro Cinema E Formação De Conceitos Científicos No Ensino Superior Demonstra Como A Arte Cinematográfica Pode Exercer A Função De Instrumento Para O Desenvolvimento Do Pensamento Conceitual E Abstrato Em Estudantes Universitários. Além Disso, Fornece Elementos Importantes Para (Re)Pensar A Prática Pedagógica No Ensino Superior De Modo Mais Dinamizado, Sendo O Papel Do Professor Fundamental Na Escolha Dos Recursos Didáticos Alinhados Aos Conceitos Teóricos Que Pretende Desenvolver Em Seus Alunos. Apresenta, Também, A Aplicabilidade E Atualidade Dos Conceitos Vigotskianos Em Um Experimento Didático De Desenvolvimento De Sistemas Conceituais. Em Tempos De Reformas Educacionais Que Na Aparência Disponibilizam Ao Jovem A Possibilidade De Escolha Do Caminho A Ser Seguido, Mas Que Na Essência Vêm Retirando (Ainda Mais) As Possibilidades Do Desenvolvimento Nas Suas Máximas Potencialidades, Este Livro Traz Uma Importante Reflexão Para A Necessidade De Se Pensar A Educação Tendo Em Vista Sua Intencionalidade, Bem Como A Possibilidade De Desenvolvimento Da Consciência A Partir De Uma Forma De Linguagem (Cinematográfica) Que Se Faz Recurso Indispensável À Educação.