Neste instigante texto, temos a grande satisfação acadêmica e política de publicar o resultado de um processo de pesquisa feito no nível da construção do conhecimento interno à universidade, processo no qual o professor Edier Bustos e a professora Adela Molina refletem, crítica e criativamente, sobre as concepções de território identificadas nas falas de outros professores que atuam na formação de profissionais das Ciências da Terra em duas universidades colombianas. Trata-se de uma reflexão sobre as concepções dos professores entrevistados, interligando seus depoimentos com aspectos teórico-conceituais e do processo histórico-geográfico da formação territorial colombiana. A opção dos autores deste texto de partir da discussão das dimensões sociais e naturais do território, dando centralidade para as narrativas dos professores pesquisados que atuam e vivem em distintos territórios, enriquece o diálogo realizado com os conflitos, as apropriações e expropriações específicas de cada região da nação colombiana. É um diálogo trabalhoso e difícil de fazer, pois Edier e Adela interpretam as narrativas incorporando informações históricas regionais e nacionais, sem desconsiderar relações transnacionais que influenciam a formação territorial colombiana e, evidentemente, a formação e atuação dos professores pesquisados. Dessa maneira há, neste texto, procedimentos e reflexões que podem ser muito úteis, no Brasil, para o processo no qual estamos trabalhando, ou seja, de in(sub)versão teórico-metodológica e política do jeito de produzir conhecimentos acadêmicos e científicos. Assim, acreditamos que estamos, com esta publicação, alargando as possibilidades existentes para formar e pesquisar, para construir conhecimentos mais úteis para a construção de sociedades mais justas e ecológicas. Ean: 9786587145587