Educar Visando À Alfabetização Científica Torna-Se Cada Dia Mais Urgente O Ensino De Ciências Pode E Deve Contribuir Para A Formação De Um Cidadão Que Esteja Atento A Questões Que Emergem De Uma Sociedade Em Constante Transformação Cujas Relações Com A Ciência E A Tecnologia Aparecem De Forma Cada Vez Mais Complexa Permeadas Por Interesses Econômicos E De Poder Exercer Plenamente A Cidadania Nesse Contexto Implica Também Atentar-Se Para O Apelo Midiático Atual Que Insiste Em Se Impor À Elaboração De Um Olhar Mais Crítico Para As Questões Sociocientíficas Buscando Colaborar Com A Incorporação De Um Ensino Que Tenha Como Cerne A Alfabetização Científica Nas Salas De Aula De Química São Apresentados Neste Livro Uma Sequência Didática Sd Sobre Os Aditivos Químicos Nos Alimentos E Os Resultados De Sua Aplicação Em Uma Turma De 3 Série Do Ensino Médio De Uma Escola Pública Durante O Mestrado Da Primeira Autora Inspirando-Se Nos Pressupostos Do Ensino De Cts E Na Pedagogia De Paulo Freire A Sd Contou Com O Trabalho Com Fichas Indicadores E Textos Que Tratavam Do Uso De Conservantes E Corantes Em Alimentos Processados E Ultraprocessados E Os Seus Efeitos Na Saúde Humana O Incentivo Ao Debate E À Interação Em Sala De Aula Ao Longo Da Aplicação Da Sd Resultou Na Elaboração Conjunta De Argumentos Pelos Alunos Os Quais Indicam O Avanço Em Suas Percepções Acerca Do Tema Bem Como Habilidade De Expressar E Defender Seus Pontos De Vista O Livro Faz Parte Das Ações Do Proj