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Corinto e a refeição eucarística: Marca identitária, pertença religiosa e outras decodificações

(Cód. Item 1566360260)

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Comida é boa para se pensar assim afirmam alguns antropólogos que, por meio da comida, procuram discernir as sociedades e grupos ao redor do prato. As variações desse tema podem indicar desde hierarquias sociais, acesso ao alimento, até aquilo que se encontra além. Tendo como instrumento a antropologia da comida e a hermenêutica dos espaços, nesta obra se busca uma melhor compreensão do bloco textual de 1 Coríntios 8 a 11, o qual tem como tema central alguns tipos de refeição encontrados nas mesas greco-romanas e também na comunidade cristã em formação na cidade de Corinto. Essa comunidade do primeiro século, majoritariamente constituída por pessoas do baixo estrato, busca, no ato de comer juntos, estabelecer proximidade, coesão e a criação de uma identidade própria frente aos inúmeros grupos religiosos existentes no período. Para tanto, a refeição comunitária e o ritual eucarístico, estruturado como uma refeição funerária, intentam, dentre outras coisas, a preservação da memória e a participação do Cristo ressurreto, nova divindade estabelecida e celebrada pelos integrantes dessa comunidade de fé liderada pelo apóstolo Paulo. Como comida ritual, a sua performance precisa ocorrer de forma correta, a fim de que alcance o objetivo esperado. As reuniões comunitárias poderiam acontecer em vários espaços, tais como lojas, a domus e as insulae, não havendo necessariamente um local fixo pré-estabelecido para elas. É provável que essas reuniões acontecessem majoritariamente nas insulae, dada a característica popular da comunidade cristã, e que elas fossem itinerantes. Nelas, a frugalidade alimentar era evidente e o ritual, constituído com os elementos de pão e vinho, tornava-se possível. A presença viva da nova divindade, participante de honra da refeição, teria sua vida e ensinamentos partilhados à mesa, a fim de que novas pessoas tivessem acesso à nova religião em formação. Comida, portanto, é boa para se pensar e também para criar identidade, pois ela era reconhecida com

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