José Carlos Libâneo Insere-Se No Movimento Dos Educadores Interessados Em Discutir E Viabilizar Políticas E Ações Em Torno Da Escola Pública Democrática, Como Instância Ligada Ao Esforço Coletivo De Democratização Da Sociedade Como Um Todo. Sua Proposta Enfatiza A Importância Do Trabalho Docente Na Escola, O Que Requer O Esforço De Juntar A Teoria E A Pesquisa À Prática Dos Professores, De Modo Que Esta Traduza A Crítica Em Respostas Necessárias À Democratização Da Escola Pública. Para Isso, Não Basta Repetir Palavras De Ordem Em Sala De Aula. É Preciso Um Trabalho De Compreensão Do Processo De Ensinar E Aprender. Neste Livro, O Autor Desenvolve Ideias Chave Que Orientam Um Fazer Pedagógico-Crítico E Auxiliam O Professor A Dimensionar Seu Trabalho No Quadro Melancólico Da Escola Pública, Privilegiando O Pensar Criticamente Temas De Didática, Psicologia Da Aprendizagem E Metodologia Do Ensino. É Um Árduo Caminho, Mas Libâneo O Percorre Com Sabedoria E Propriedade. Por Ter Atuado Como Diretor De Escola Pública (Ginásio Estadual Pluricurricular Experimental Ll-Sp) E Do Centro De Treinamento E Formação De Professores Da Secretaria De Educação Do Estado De Goiás, Conhece, Por Dentro, As Mazelas Do Ensino Público.