O Presente Estudo Analisou As Proposições Das Políticas Públicas Voltadas Para A Formação De Professores Na Modalidade A Distância E Se Esta Formação Modificou Ou Não A Prática Docente Dos Alunos E Alunas Oriundos Do Curso De Pedagogia Para As Séries Iniciais Do Consórcio Cederj Através Da Universidade Do Estado Do Rio De Janeiro O Estudo Em Foco De Cunho Qualitativo Poderá Contribuir Para O Aprofundamento Das Questões Voltadas Para A Formação De Professores A Distância Com Possibilidades De Formação Tecnológica Numa Perspectiva Reflexiva Que Os Levem A Assumir Uma Postura Crítica Diante Das Questões Geradas Pela Sociedade Informacional Para Atender Aos Objetivos Da Pesquisa Foram Entrevistados Doze Professores Que Concluíram O Curso De Pedagogia Modalidade Ead Na Universidade Do Estado Do Ri O De Janeiro Uerj Através Do Consórcio Cederj Que Reúne As Seis Universidades Públicas Do Estado Do Rio De Janeiro Assim Procuramos Ouvir Alguns Alunos Egressos Deste Curso Com Vistas A Entender Como Esta Formação Auxiliou Positiva Ou Negativamente Em Sua Prática Pedagógica O Que Mudou Após Passar Por Esta Formação Que Motivos Levaram Estes Profissionais A Buscar Um Curso De Graduação A Distância Como Foi O Ingresso E O Percurso Até A Conclusão Do Mesmo Após A Aplicação Dos Questionários Os Dados Coletados Foram Organizados Para Análise Em Seguida Partimos Para A Análise Do Discurso Do Sujeito Coletivo Dsc Por Ser Uma Estratégia Metodológica Com Vistas A Tor