Na Obra, A Educação Do Campo É Vista Sob Duas Perspectivas Absolutamente Associadas. Em Primeiro Lugar, Debate A Própria Conquista Dessa Educação Como Específica, Que Possibilita De Pensar, Organizar E Construir Uma Escolarização Que Respeita, Escuta E Valoriza Os Povos Do Campo E Suas Particularidades, Legitimando Seu Direito Ao Conhecimento Não Meramente Instrumentalizante, Mas Contextualizado E Comprometido Com Sua Realidade E Cultura. Neste Sentido, A Autora Traça Um Panorama Da Área, Observando O Percurso Cumprido Para Sua Concretização, Bem Como As Condições Nas Quais Se Cumpre Atualmente Essa Proposta. Além Disso, O Livro Traz Ainda A Leitura Da Educação Do Campo Como Espaço De Formação Em Direitos Humanos, Comprometido Em Formar Gerações Que Atuam Por Uma Sociedade Mais Justa E Democrática, Que Reconhece E Valoriza A Diversidade, E Combate A Toda Forma De Preconceito E Discriminação.