É Possível Criar Condições Para Uma Comunicação Assertiva Entre Educadores E Aprendizes De Modo A Educar Sem Ter De Elogiar Exigir Ou Punir Como Criar Um Espaço Fecundo No Processo Educativo Para Que Necessidades E Sentimentos Possam Ser Reconhecidos Expressados E Considerados Em Educação Infantil Compassiva Do Psicólogo Norte-Americano Marshall Rosenberg 1934-2015 Estas E Outras Reflexões São Compartilhadas Com O Leitor Em Duas Partes Na Primeira Por Meio Da Transcrição De Uma Palestra Sobre Educação Montessoriana Realizada Em San Diego Califórnia Em 1999 O Autor Trata Principalmente Dos Princípios Da Comunicação Não Violenta Cnv A Abordagem É Feita De Maneira Metafórica Comparando Esses Princípios Com A Linguagem Das Girafas E Dos Chacais Segundo Rosenberg A Comunicação Não Violenta É A Linguagem Da Girafa Animal Com O Qual Os Adeptos Dessa Linguagem Se Confundem Como As Girafas Têm Um Coração Tão Grande Não Haveria Um Nome Melhor Para Designar A Linguagem Do Coração Do Que Este Afirma O Psicólogo Já O Chacal Simboliza Uma Linguagem Interna Ou Externa Que Se Expressa Por Comportamentos Violentos De Ataque Ou Defesa E Às Vezes De Fuga De Não Responsabilidade Por Seus Atos Na Segunda Parte O Autor Estabelece Um Diálogo Com Uma Professora Em Uma Oficina Dirigida A Educadores Com Exercícios Práticos De Representação De Papéis Em Uma Articulação Sucinta Sobre O Ato De Educar Trata-Se De Uma Preciosa Contribuição Para Se Pensar E Viabi Marca: Não Informado