Ensaios Sobre Brecht Estabelece Um Diálogo Extremamente Atual Entre Duas Grandes Mentes Do Século Xx - Dois Exilados, Dois Alemães - Ao Apresentar Uma Rica Coletânea De Escritos De Walter Benjamin, Produzidos Entre 1930 E 1939, Sobre A Obra Dramática E Poética De Seu Amigo E Tutor, Bertolt Brecht. Brecht E Benjamin Se Conheceram No Final Da Década De 1920, Na Alemanha. Ambos Marxistas, Comprometidos Com O Potencial Emancipatório Das Práticas Culturais, Divergiram E Concordaram Em Tópicos Tão Variados Como O Fascismo E A Obra De Franz Kafka. Confrontados Com A Subversão Nazista Da República De Weimar E A Degeneração Stalinista Da Revolução Na Rússia, Lutaram Para Manter Vivas As Tradições Da Crítica Dialética Da Ordem Existente E Da Intervenção Radical No Mundo No Intuito De Reformá-Lo. Estimulado Pela Teorização De Brecht Sobre Técnicas Dramáticas, Como O Famoso Efeito De Estranhamento, Benjamin Desenvolveu Suas Próprias Ideias Sobre O Papel Da Arte E Do Artista Em Uma Sociedade Movida À Crise.O Volume Contempla Introduções De Benjamin À Teoria De Brecht, O Teatro Épico E Comentários De 12 Poemas Escritos Por Brecht. Benjamin Também Discute Algumas Questões Sobre Marx E A Sátira Em Peças Como A Mãe, Terror E Miséria No Terceiro Reich E Ópera Dos Três Vinténs. Essa Coletânea Ainda Presenteia O Leitor Com O Ensaio O Autor Como Produtor, Assim Como Trechos Dos Diários De Benjamin - A Princípio, Não Destinados À Publicação - Que Registram Sua Intensa Correspondência Durante O Fim Da Década De 1930 Com Brecht Exilado Na Dinamarca, Versando Sobre Os Mais Variados Temas, Da Obra De Franz Kafka Aos Problemas Do Trabalho Literário À Beira Da Guerra Internacional. A Edição Vem Acrescida De Posfácio Escrito Por Rolf Tiedemann Para A Primeira Edição De Versuche Über Brecht, De 1966; E Escritos De Sérgio De Carvalho E De José Antonio Pasta Sobre A Atualidade E A Qualidade Da Obra Cênica De Brecht, Originalmente Publicados Na Edição N. 0 Da Revista Vintém, Editada Pela Companhia Do Latão.