Este Livro É Produto Do Esforço E Do Interesse De Profissionais De Diversas Áreas Relacionadas À Educação E Em Especial À Educação Escolardiante Dessa Realidade O Propósito Da Obra É Trazer Diferentes Olhares Para O Modo De O Pensar E O Agir Pedagógicos Pois Enquanto O Avanço Do Conhecimento Aponta Para O Princípio Da Unidade Da Espécie Humana No Enfrentamento Dos Problemas Para Salvar O Planeta E A Si Mesma Assiste-Se À Instituição Escola Fazendo A Opção Pela Separabilidade Do Que Deveria Ordenar Suas Funções Trata-Se Aqui Da Separação Entre Educar E Ensinara Escola Sem Ver O Aluno Na Sua Integralidade Incumbida Do Educar Entende Que Sua Função É Cuidar Da Formação Racionalcognitiva Deixando À Família A Educação Compreendida Como A Formação Subjetiva Crenças Valores Hábitos E Atitudes Por Exemplo Isto É Separa O Aprendizado De Conteúdosé Possível Separar O Sujeito Cognoscente Do Sujeito Desejante Aquele Que Responde Aos Conteúdos Com Seus Desejos Afetos E Sentimentos Enfim Com Sua Subjetividade