A sociedade 4.0 aumentou a integração homem máquina e os atritos daí decorrentes começam a ser sentidos por todos. Vivemos de forma acelerada, com múltiplas informações e relações cada vez mais frágeis entre as pessoas. A tecnologia facilitou muitos aspectos da vida, mas também coisificou o homem e suas relações, inclusive no trabalho. As esteiras de produção e linhas de montagem de Henry Ford e as medições de tempo e movimento de Frederick Taylor foram substituídas pela tecnologia que se integra ao trabalhador, controlando e exigindo a sua atividade em tempo integral. Nessa sociedade, o computador, a internet, o aparelho celular, o smartphone, as plataformas digitais, as redes sociais, os aplicativos, a inteligência artificial são tecnologias que dominam e coisificam o trabalhador. O desemprego decorrente da automação é uma realidade e a velocidade com que a tecnologia se desenvolve torna o futuro incerto para várias profissões e trabalhadores. A expressão Environmental, Social and Governance (ESG) é uma sigla em inglês que traduzida significa “Ambiental, Social e Governança”, uma maneira de definir e estabelecer se as práticas de uma determinada empresa podem ser consideradas ou não socialmente responsáveis e sustentáveis. Na ESG estão Princípios que regem os parâmetros relacionados ao modo de agir: diversidade, equidade, inclusão, na contratação e ao longo do contrato. Neste contexto esta obra é essencial para compreender como a ESG resolve os atritos entre o trabalho e a tecnologia, permitindo que os trabalhadores vivam com dignidade e que a sociedade continue evoluindo. Ean: 9786586827750