O universo eletrônico, feito de bits, algoritmos e pixels, está presente todos os dias na vida de bilhões de pessoas ao redor do mundo. Seja para entretenimento, jogos eletrônicos, videoconferências, aulas ou trabalho, as mídias digitais já são uma companhia que muitos de nós não temos como evitar. A informação, que antes era impressa e estática, passou a ser exibida digitalmente, tornando-se dinâmica e parte de complexos sistemas de visualização em tela, sempre com fontes digitais. As fontes variáveis consistem em uma tecnologia na qual uma fonte apresenta diferentes alternativas visuais para o texto em um único arquivo. Com um deslizar de botões, as letras se expandem ou se comprimem, engrossam ou afinam, realizando uma dança de formas visuais. Sendo a primeira tecnologia tipográfica a lidar com questões como interatividade, contexto e experiência de uso, dispositivos de acesso e outras características das mídias digitais, tudo de uma vez só. Este livro é uma leitura indispensável para o estudo, uso e produção de tipografia atualmente, pois sintetiza o processo de criação de fontes variáveis, um produto de alta complexidade e muito útil em uma sociedade cada vez mais dependente de telas.