FORMACAO DE PROFESSORES: HISTORIA, POLITICAS EDUCACIONAIS E PRATICAS PEDAGOGICAS APRESENTA O RESULTADO DE PESQUISAS REALIZADAS POR PESQUISADORES DA AREA DA EDUCACAO, ESPECIFICAMENTE NO CAMPO DA FORMACAO DE PROFESSORES, DIANTE DA PERSPECTIVA HISTORICA, POLITICA E PEDAGOGICA. NOS CAPITULOS QUE COMPOEM ESTA OBRA, O LEITOR PODERA ACOMPANHAR A RELACAO QUE ESTABELECEM ENTRE A HISTORIA, AS POLITICAS EDUCACIONAIS E AS PRATICAS EDUCATIVAS QUE ENVOLVEM A FORMACAO DOCENTE. AS CONTRIBUICOES DOS AUTORES REVELAM IMPORTANTES DISCUSSOES QUE SAO RESULTADAS DE PESQUISA DE GRUPOS CONSOLIDADOS, QUE APRESENTAM RECONHECIMENTO NACIONAL E INTERNACIONAL. ESSES GRUPOS DE PESQUISA REALIZAM CONSTANTE INTERCAMBIO DOS SEUS ESTUDOS, COM REFLEXOES E IDEIAS SOBRE A TEMATICA CENTRAL DESTE LIVRO, DIVIDIDA EM TRES EIXOS: HISTORIA DA FORMACAO DE PROFESSORES; POLITICAS EDUCACIONAIS; PRATICAS PEDAGOGICAS. ESTA OBRA PRETENDE, PORTANTO, ACRESCENTAR UM ENRIQUECIMENTO CIENTIFICO, CULTURAL E METODOLOGICO AOS PROFESSORES E ESTUDANTES QUE BUSCAM POR DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL EM SUAS AREAS DE CONHECIMENTO. BUSCA-SE TAMBEM, POSSIBILITAR AO PROFESSOR E AO ESTUDANTE UNIVERSITARIO UMA SIGNIFICATIVA IMERSAO AOS PROCESSOS FORMATIVOS E COMPLEXOS DA FORMACAO DOCENTE.