Este livro reúne textos que nasceram no Congresso Internacional de Formação de professores: por uma agenda política, ética e transformadora, realizado na cidade de Salvador, Bahia. Entre os textos, encontram-se as conferências e mesas-redondas que propuseram o debate de temas fulcrais para o cenário contemporâneo relativo à formação de professores, tais como as tecnologias educativas, a construção de um projeto educativo decolonial, as desigualdades e diversidades na educação, as identidades étnicas e de gênero. Além das mesas e conferências, o livro traz, ainda, textos que apresentam uma síntese dos debates empreendidos nos Grupos de Trabalho, os quais se debruçaram sobre as temáticas mais relevantes para a educação contemporânea no tocante à formação dos professores, tais como as políticas de letramentos, a literatura em suas relações com a formação docente, as metodologias ativas e inovadoras, a perspectiva feminista na formação das professoras e professores, entre outros. Em razão da diversidade enunciativa que gera os artigos deste livro, os leitores encontrarão textos escritos em português e em espanhol, com diferentes estruturas, que refletem o perfil de suas origens: manifesto, conferências, comunicações e sínteses analíticas dos debates empreendidos nos grupos de trabalho.