O Livro Fracasso Escolar Uma Etnografia Tem Como Objeto De Estudo O Fracasso Escolar Entre Alunos E Alunas Repetentes E Evadidos Do Ensino Fundamental No Brasil É Resultado De Uma Pesquisa Etnográfica Com O Uso De Entrevistas Como Principal Instrumento De Coleta De Dados O Estudo Foi Realizado Em Dois Loci Rural E Urbano O Objetivo Principal Foi Examinar As Percepções De Jovens Considerados Difíceis E Vítimas De Fracasso Escolar Múltiplas Vezes Em Duas Escolas Do Estado Do Rio De Janeiro Uma Localizada No Município De Cachoeiras De Macacu Região Serrana Do Estado E A Outra Na Cidade Do Rio De Janeiro No Bairro A Gávea Onde 99 Dos Estudantes São Originários Da Favela Da Rocinha A Maior Favela Da América Do Sul Foram Participantes Da Pesquisa 187 Pessoas Dentre Elas Políticos Gestores Escolares Pais E Responsáveis E Os Próprios Jovens As Percepções De Alunos E Alunas Formaram A Base Das Análises A Hipótese Principal É De Que O Fracasso Escolar É Um Fenômeno Socialmente Construído As Evidências Indicaram Duas Linhas De Explicações A Primeira Sob A Ótica Do Estudante Que Indica Ser A Questão Da Indisciplina A Base Das Ações Que Os Vitimiza E Que É Usada Como Justificativa Para A Sua Exclusão Da Sala De Aula E A Sua Expulsão Das Escolas A Segunda Baseiase Na Natureza Da Interação Entre O Estudante Nas Escolas E Fora Delas Foi Explicada Pelos Participantes Da Pesquisa Da Seguinte Forma Falta De Professores Pouco Interesse Destes Pelos Estudantes Falta D