Este Livro É Um Estudo Indispensável E Há Muito Esperado Da História Da Arte Sob Uma Perspectiva Descolonial Apresenta A Descolonialidade Como Uma Redefinição Da Modernidade Que Teve Início Com A Conquista Das Américas Levando À Escravização Desumana No Atlântico E Seu Legado De Sociedades Desiguais E Racistas As Teorias Histórias E Críticas Da Arte Realizadas No Ocidente Nos Últimos 2500 Anos São Analisadas Em Oito Capítulos À Luz De Sua Participação Nesse Projeto Moderno Colonial-Capitalista Ou De Sua Resistência A Ele Evidenciando A Colonialidade Da Disciplina Acadêmica De História Da Arte Bem Como Da Arte Colonial Europeia Seus Recortes Suas Metodologias Seus Valores E Discursos São Avaliados Criticamente Como Parte Da Subalternização E Opressão Das Sociedades Não-Europeias E De Sua Arte Para Sustentar Essa Argumentação São Citados Artistas Pensadores E Acadêmicos Africanos Afro-Diaspóricos Dos Povos Originários E Latino-Americanos Suas Denúncias Contra A Colonialidade Na Academia E Nas Artes Assim Como Suas Explicações Sobre Cosmopercepções E Epistemologias Não-Ocidentais Contribuem Para Desenvolver Novas Perspectivas E Reconhecer Sua Importância Para Um Convívio Pacífico Equilibrado E Sustentável No Planeta Terra Essas Contribuições Culminam Na Proposta De Um Conceito Universal De Arte Capaz De Desafiar As Relações De Poder Assimétricas Dos Estudos Eurocêntricos Sobre O Tema E De Expressar A Poesia Do Mundo Tanto A Visível Quanto A Invisível