O livro Imagens de Arquivo: montagem e ressignificação no documentário “Ônibus 174” busca apresentar uma trajetória histórica da utilização das imagens de arquivo ao longo dos anos. Por meio de uma revisão bibliográfica, visa a construir um diálogo entre os principais teóricos que se propuseram a investigar o tema, apontando problemas relacionados ao armazenamento e aos critérios de conservação das imagens.
Ao destacar e analisar o trabalho desempenhado por alguns diretores que utilizam as imagens de arquivo como fonte primária de suas produções, busca identificar métodos e estratégias de reapropriação que possam evidenciar a potência das imagens de arquivo. Avalia, ainda, o olhar e a construção da percepção no momento de tomada das imagens, enfatiza o papel preponderante da montagem e avalia a multiplicidade de discursos que podem ser articulados por meio do procedimento de retomada das imagens.
A partir da visualização das imagens de arquivo de diferentes emissoras de televisão, estabelece uma investigação das opções estéticas observadas no documentário de José Padilha. O episódio, que ficou popularmente conhecido como “caso do ônibus 174”, continua despertando interesse, e o material bruto produzido permanece sendo uma fonte relevante para pesquisar as imagens de arquivo e os procedimentos de montagem e ressignificação.