As Crianças Utilizam Informações Objetivas Para Aprender, Mas Também Usam Preferencialmente A Brincadeira E Os Jogos De Faz-De-Conta, Muitas Vezes Falando Alto Para Ampliar Seus Conhecimentos A Partir De Um Jogo Entre A Novidade Que Está Sendo Apresentada E O Que Já Conhecem. O Trabalho Está Dividido Em Quatro Capítulos: No Primeiro, Vamos Considerar As Contribuições Dos Estudos Em Desenvolvimento Humano Para A Construção, Pela Mediação Do Professor, Do Novo Aprendizado. No Segundo Capítulo, Tratamos Da Zona De Desenvolvimento Proximal Como O Lugar Em Que Você Ou Quem Acompanha A Criança Aprendem Sobre Ela, Sobre Os Modos Em Que Ela Utiliza O Conhecimento, Sobre As Estratégias Que Já Aprendeu. No 3º Capítulo, Consideramos O Processo De Letramento Em Relação Às Práticas De Cultura E A Utilização Desses Conhecimentos Em Sala De Aula Para Direcionar O Aprendizado Da Leitura E Da Escrita, Considerando O Que As Crianças Estão Construindo A Partir Das Respostas Que Dão E Dos Comentários Que Fazem. No 4º Capítulo, Discutiremos O Processo De Avaliação Da Alfabetização, Considerando A Proposta Da Política Pública, O Projeto Político-Pedagógico Da Escola, Os Objetivos Que São Traçados Para A Alfabetização E Para O Ensino-Aprendizado De Crianças De 6 Anos. Leia Mais