Já Soam Como Truísmos De Tão Evidentes E Reiterados Que São Os Conceitos Educacionais De Que Ler Não É Só Decodificar Letras Para Formar Palavras Mas Assimilar E Apreender E Muitas Vezes Aprender Com A Maior Fidelidade Possível Aquilo Que O Texto Pretende Comunicar Ensinar Informar Em Nível De Cognição Ou De Emoção De Que Escrever Não É Só Desenhar Com Letras Signos Que Representam Os Sons Das Palavras Faladas Mas Tornar Acessível E Perpetuar Com Clareza Equilíbrio E Beleza O Conhecimento Ou Sensação Que Se Quer Transmitir E De Que Falar É Só Um Meio Necessário Para Dizer Para Expressar Tudo Isso Em Discurso Oral Seja Para Contar Narrar Argumentar Defender Protestar Este Livro Pretende Ser Uma Ajuda Valiosa Em Suas Conceituações Suas Metodologias E Seus Subsídios Didáticos Específicos Ao Professor Que Em Sala De Aula Tem Como Missão Preparar Seus Alunos Para Ler Falar E Escrever Fundamentos Da Interação Social Do Aprendizado Como Aquisição Tanto De Conhecimento Como De Comportamentos E Valores E Da Transmissão De Ideias E Sentimentos Ou Seja Preparálos Para A Cultura Em Seu Mais Lato Senso As Autoras Cilene Da Cunha Pereira E Janete Dos Santos Bessa Neves Com Sua Grande Experiência Tanto Em Sala De Aula Como Nas Formulações De Princípios E Métodos De Ensino Da Língua Materna Fizeram Deste Livro O Que Ele Deveria Ser Uma Ferramenta Ao Mesmo Tempo Teórica E Prática Que Os Professores Certamente Apreciarão E Utilizarão