ESTE LIVRO OBJETIVA MERGULHAR O LEITOR EM SEU PRIMEIRO CONTATO COM A ESCRITA CULTA DE DOCUMENTOS OFICIAIS E, ASSIM, APRESENTA QUESTOES ATINENTES AS CONCORDANCIAS NOMINAL E VERBAL, AS REGENCIAS NOMINAL E VERBAL E A FORMA E A FUNCAO DE ALGUNS DOCUMENTOS OFICIAIS UTILIZADOS NO AMBIENTE DE TRABALHO. ASSIM SENDO, TAL OBRA CONSISTE EM INFORMAR AS TECNICAS E OS MODELOS PARA ELABORACAO DE DETERMINADOS DOCUMENTOS E DEFINIR OS ASPECTOS VISUAIS E FORMAIS DO TEXTO, SEGUNDO A SUA NATUREZA. AS NORMAS BASEIAM-SE NO MANUAL DA PRESIDENCIA DA REPUBLICA E NA LEGISLACAO SOBRE A SISTEMATIZACAO DAS COMUNICACOES ADMINISTRATIVAS NO AMBITO DAS INSTITUICOES PUBLICAS FEDERAIS E AUTARQUICAS. O LIVRO TAMBEM EXPOE EXERCICIOS COM GABARITO, OBJETIVANDO PROPORCIONAR AO LEITOR A FIXACAO DO CONTEUDO. A AUTORA APRESENTA A OBRA EM TRES PARTES: NA PRIMEIRA, ASPECTOS GERAIS DE GRAMATICA DA LINGUA INDISPENSAVEIS PARA UMA REDACAO OFICIAL QUALIFICADA; NA SEGUNDA PARTE, SAO APRESENTADOS ALGUNS DOCUMENTOS OFICIAIS, INCLUINDO CONCEITOS, TIPOS, PARTES, FORMALIDADES E MODELO; E NA TERCEIRA PARTE, CONTRIBUICOES A RESPEITO DA NOVA ORTOGRAFIA. ESSAS CARACTERISTICAS FAZEM DO LIVRO DA PROF. ANA KELLY BRUSTOLIN UMA OBRA INDISPENSAVEL PARA OS QUE TEM A COMPLICADA EMPREITADA DE REDIGIR DOCUMENTOS OFICIAIS E LIDAR COM O PORTUGUES CULTO DIARIAMENTE NO AMBIENTE DE TRABALHO.