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Livro Dificuldades De Coordenação Psicomotora Na CriançaAutor: Vitor da FonsecaFormato: 17x24cm 308 páginasIdioma: portuguêsCondição do item: novoTipo de narração: manualTipo de capa: comumResumo: O livro dedica-se ao estudo teórico e clínico das dificuldades de coordenação psicomotora na criança, essencialmente, aos aspectos do seu diagnóstico, visando compreender o papel das perturbações do desenvolvimento psicomotor no seu equilíbrio emocional, no seu potencial de aprendizagem e na sua adaptação social.Tendo em consideração que a ação na criança está no coração da sua sociabilização e da sua aprendizagem, as dificuldades de coordenação podem efetivamente complicar múltiplas facetas do seu desenvolvimento integral.Muitas destas dificuldades coordenativas, que se podem manifestar nas atividades da vida diária, nos jogos, nos desportos, nas aprendizagens expressivas da dança e da música e, também, na escola, especialmente no desenho, na arte ou na escrita, podem causar muitas preocupações aos pais e muitas frustrações às crianças.Sumário:- Introdução à noção de Praxia como paradigma entre o Psiquismo e a Motricidade- Concepção neuropsicológica da praxia em Wallon- Concepção neurofuncional da praxia em Luria- As três unidades funcionais e os sete módulos psicomotores da Organização Práxica4.1. - Concepção Sistémica da Praxia e da Dispraxia4.2. - Primeira Unidade da Tonicidade e da Postura4.2.1. - Módulo da Tonicidade4.2.2. - Módulo da Postura4.3. - Segunda Unidade da Somatognosia e da Ecognosia4.3.1. - Módulo da Lateralização4.3.2. - Módulo da Somatognosia4.3.3. - Módulo da Ecognosia: objeto, espaço e tempo4.4. - Terceira Unidade da Planificação e da Execução Práxica4.4.1. - Módulo da Praxia global macropraxia 44.2. - Módulo da Praxia fina micropraxia - Implicações da Organização Práxica para a avaliação dinâmica e para a Intervenção5.1. - Implicações para a Avaliação Psicomotora Dinâmica5.2. - Implicações para a Intervenção Psicomotora reeducativa e o terapêutica