A educabilidade cognitiva, pela importância que ela dá ao ato mental que subj a qualquer tipo de aprendizagem, seja não simbólica, como a música ou a dança, seja simbólica, como a leitura ou a matemática, procura aprofundar como a criança e o jovem captam, processam, armazenam e transmitem informação, que é uma função do cérebro, daí a originalidade de abordar a aprendizagem e o ensino à luz da Neuropsicopedagogia.O processo de ensino e aprendizagem, na sua natureza mais profunda, decorre da transmissão cultural intergeracional, em que se pretende ilustrar como o cérebro do aluno funciona, aprende e pensa como ser aprendente que possui um psiquismo total, único e evolutivo, no qual as emoções e as funções executivas jogam um papel preponderante. Mas todo o seu potencial de modificabilidade na aprendizagem não depende só de si próprio, pois requer a interação social empática com um ser ensinante que usa uma cognição pedagógica intencional e transcendente para engradecer e enriquecer a autonomia da sua aprendizagem e do seu pensamento.O livro é uma contribuição para uma educação inovadora e positiva que busca intencionalmente empoderar, emancipar e modificar as funções cognitivas, emocionais e executivas, que facilitam, maximizam e promovem o potencial de aprendizagem das futuras gerações.Sumário Prefácio - Marta Relvas.............................................. 9Apresentação.......................................................... 11 O Papel da Educabilidade CognitivaE da Neuropsicopedagogia ......................................... 15 Cognição e Inteligência:Alguns paradigmas diferenciados ................................. 19 Transmissão Cultural Intergeracional:Papel da imitação e da intersubjetividade .................... 25 Neuropsicopedagogia e Aprendizagem .................... 31 Tríade Neurofuncional da Aprendizagem: funçõesCognitivas, conativas, ou emocionais, e executivas ....... 51 Especialização Hemisférica, Dominância ManualE Aprendizagem Escolar ............................................ 65Automaticidade, Fluência e Cerebelo:Papel da prática deliberada ........................................ 75 Inteligências Múltiplas .......................................... 99 Genética e Cognição ............................................ 109 Perfectibilidade e Excelência Cognitiva ................. 119 Processo Ensino-Aprendizagem:O ser ensinante e o ser aprendente .............................. 159 Escola Cognitiva ................................................ 175 Repensar o Sucesso EscolarÀ luz da Neuropsicopedagogia .................................... 203 Posfácio ................................................................... 211Referências 215Formato: PapelIdioma: PortuguêsAutor: Vitor da FonsecaAno de publicação: 2021Isbn: 9786586095265Condição do Item: NovoTipo de Narração: ManualTipo de Capa: Comum