A educabilidade cognitiva, pela importância que ela dá ao ato mental que subj a qualquer tipo de aprendizagem, seja não simbólica, como a música ou a dança, seja simbólica, como a leitura ou a matemática, procura aprofundar como a criança e o jovem captam, processam, armazenam e transmitem informação, que é uma função do cérebro, daí a originalidade de abordar a aprendizagem e o ensino à luz da Neuropsicopedagogia.
O processo de ensino e aprendizagem, na sua natureza mais profunda, decorre da transmissão cultural intergeracional, em que se pretende ilustrar como o cérebro do aluno funciona, aprende e pensa como ser aprendente que possui um psiquismo total, único e evolutivo, no qual as emoções e as funções executivas jogam um papel preponderante. Mas todo o seu potencial de modificabilidade na aprendizagem não depende só de si próprio, pois requer a interação social empática com um ser ensinante que usa uma cognição pedagógica intencional e transcendente para engradecer e enriquecer a autonomia da sua aprendizagem e do seu pensamento.
O livro é uma contribuição para uma educação inovadora e positiva que busca intencionalmente empoderar, emancipar e modificar as funções cognitivas, emocionais e executivas, que facilitam, maximizam e promovem o potencial de aprendizagem das futuras gerações.
Sumário
Prefácio - Marta Relvas.............................................. 9
Apresentação.......................................................... 11
O Papel da Educabilidade Cognitiva
E da Neuropsicopedagogia ......................................... 15
Cognição e Inteligência:
Alguns paradigmas diferenciados ................................. 19
Transmissão Cultural Intergeracional:
Papel da imitação e da intersubjetividade .................... 25
Neuropsicopedagogia e Aprendizagem .................... 31
Tríade Neurofuncional da Aprendizagem: funções
Cognitivas, conativas, ou emocionais, e executivas ....... 51
Especialização Hemisférica, Dominância Manual
E Aprendizagem Escolar ............................................ 65
Automaticidade, Fluência e Cerebelo:
Papel da prática deliberada ........................................ 75
Inteligências Múltiplas .......................................... 99
Genética e Cognição ............................................ 109
Perfectibilidade e Excelência Cognitiva ................. 119
Processo Ensino-Aprendizagem:
O ser ensinante e o ser aprendente .............................. 159
Escola Cognitiva ................................................ 175
Repensar o Sucesso Escolar
À luz da Neuropsicopedagogia .................................... 203
Posfácio ................................................................... 211
Referências 215
Formato: Papel
Idioma: Português
Autor: Vitor da Fonseca
Ano de publicação: 2021
Isbn: 9786586095265
Condição do Item: Novo
Tipo de Narração: Manual
Tipo de Capa: Comum
Ean: 9786586095265