Gramática Pedagógica Do Português Brasileiro - Brochura
Essa obra pretende contribuir para a formação docente, para que as professoras e os professores de português e de outras disciplinas conheçam mais profundamente e com melhores bases teóricas o seu objeto de trabalho, o português brasileiro. As propostas contemporâneas de educação em língua materna rejeitam veementemente o tradicional ensino de gramática, no qual a maior parte do tempo dedicado às aulas de língua era gasto com fixação de nomenclatura e análises de frases soltas e descontextualizadas. É preciso levar os aprendizes a refletir sobre a língua que usam, mas isso pode ser feito de maneira intuitiva, por meio de atividades que chamamos de epilinguísticas, sem o emprego de terminologia gramatical e sem a obsessão classificatória tradicional. É claro que a classificação pode ser apresentada, mas não como a finalidade em si mesma da educação em língua materna. Em resumo: não se deve ensinar gramática na escola no sentido tradicional de gramática , mas quem vai ensinar na escola deve conhecer muito bem a gramática da língua. Assim como outras obras recentes dedicadas ao estudo e à descrição do português brasileiro contemporâneo, a Gramática pedagógica do português brasileiro exibe um projeto epistemológico próprio, uma concepção de língua e de linguagem que abraça determinados construtos teóricos e rejeita outros. Além disso, traz uma inovação na produção de obras gramaticais: ela não separa a descrição histórica da descrição atual da língua, isto é, não separa a diacronia da sincronia, mas faz uma abordagem dos fenômenos linguísticos que podemos chamar de pancrônica, em que passado e presente se fundem em busca das explicações mais razoáveis para os fatos linguísticos. A obra está dividida em cinco partes, cada qual com seus capítulos específicos. A primeira parte apresenta uma concepção de língua baseada nas atuais investigações que definem a linguagem como um fenômeno sociocognitivo. A segunda parte se dedica à investigação do fenômeno da mudança linguística: como e por que as línguas mudam. Na terceira parte da obra, o leitor encontra a história da fonologia da língua, mostrando as principais mudanças ocorridas desde o latim até o português brasileiro atual. Em seguida, vem uma discussão sobre as relações entre língua falada e língua escrita, relações ainda muito sujeitas a visões pouco consistentes que tentam separar esses dois usos da língua como se fossem radicalmente diferentes, quando de fato não são. Na quarta parte, a história da disciplina gramatical, como, onde e por que surgiram as classes gramaticais, os conceitos e as definições que usamos até hoje. Passa-se daí a uma análise de alguns conceitos fundamentais para o entendimento das línguas humanas em geral. Finalmente, entra-se na descrição da gramática do português brasileiro, com nove capítulos dedicados às diferentes classes gramaticais, que são apresentadas aqui segundo uma divisão muito pouco convencional, precisamente para mostrar que a língua é um objeto de estudo sempre sujeito a teorizações diversas e que a abordagem tradicional é apenas uma e nem de longe a melhor das possibilidades de fazer essa teorização. Na abordagem de cada classe gramatical, o autor explicita como se deve agir em sala de aula no tratamento dos fenômenos linguísticos em análise. Há vários momentos em que ele se dirige aos docentes com indicações claras sobre o que fazer na prática pedagógica. A quinta parte tem finalidades claramente didáticas.
Especificações
Título: Gramática pedagógica do português brasileiro
Autor: Marcos Bagno
Tipo de capa: Brochura
Número de páginas: 1056 páginas
Data de publicação: 02 janeiro 2012
Idioma: Português
Condição do item: novo
ISBN: 9788539823659
Gênero: Língua, linguística e redação, Referêncial da Gramática
Editora: Parábola Editorial Ltda
Selo: Parábola Editorial Ltda
Marca: Parábola Editorial Ltda