Livro O Que Todo Pedagogo Precisa Saber Sobre Comunicação
Autor: Eduardo de Campos Garcia
Idioma: português
Condição do item: novo
Tipo de narração: manual
Tipo de capa: comum
Formato: 14x21cm
128 páginas
Resumo
Este livro fala sobre os possíveis meios e modos de comunicação existentes para um trabalho efetivo e significativo a ser realizado com todo e qualquer ser humano, seja ele ouvinte, surdo, cego etc. Tem como objetivo colocar na mesa assuntos que, até então, tornavam o tema tabu que, talvez, por insegurança, afastavam pessoas que deveriam estar próximas. Seus capítulos, embora não definam problemas, procuram amenizar a dúvida e apresentam as possibilidades para a prática da comunicação assistiva e inclusiva
O livro “O que todo pedagogo precisa saber sobre Comunicação Inclusiva – saberes necessários para trabalhar a diversidade” tem como proposta elucidar possíveis dúvidas de como algumas pessoas com deficiências desenvolvem sua comunicação. Em função disso, torna-se essencial para pedagogos, professores e famílias porque explica as possibilidades de acesso à comunicação, os modos e meios como ela se desenvolve e se efetiva e os auxílios tecnológicos existentes. Seja na sala de aula, na família, no trabalho, o importante é descobrir que cada pessoa, em sua diversidade, tem suas potencialidades comunica
Sumário
Capítulo I
COMUNICAÇÃO: conceito e história …………………………… 9
Comunicação …………………………………………………….. 11
1.1. Entendendo um pouco mais ………………………… 13
1.2. O conceito ………………………………………………………. 16
1.3. Ainda algumas explicações …………………………… 21
História da comunicação …………………………………. 29
Atividades ……………………………………………………………… 37
Capítulo II
CUIDADO Nem tudo, embora pareça,
É comunicação alternativa e suplementar ………………….. 41
Nota explicativa ………………………………………………… 44
Comunicação convencional …………………………….. 51
O Brasil, duas línguas, e um engano ………………. 57
3.1. Como funciona a Libras ………………………………… 60
3.2. Fala pelas mãos ……………………………………………… 63
3.3. Um engano terrível ………………………………………… 66
Atividades ……………………………………………………………… 68
Capítulo III
Comunicação alternativa e suplementar ……… 71
Todo ser humano é um ser de linguagem ……… 74
1.1. Hellen Keller e outras possibilidades ……………. 75
O cego e o sistema braile ………………………………… 78
Curiosidade ……………………………………………………………. 82
2.1. O SURDO-CEGO: Tadoma e outros meios …… 83
2.2. Mas, se o surdo ou
O surdo-cego for amputado ………………………………. 91
Áreas de abrangência da comunicação:
A quem e como direcionar o trabalho ……………… 92
Atividade ……………………………………………………………….. 94
Capitulo IV
Tecnologia assistiva: usabilidade
Por meio de outros recursos ………………………………………… 97
Introdução à usabilidade ………………………………….. 98
Tecnologia assistiva ………………………………………….. 109
Um tema à parte: a deficiência auditiva …………. 111
A bengala e o piso tátil: outra tecnologia
Para a comunicação com o meio ………………………… 115
Pessoa com paralisia cerebral ………………………….. 118
Atividades ……………………………………………………………… 122
Referências 123