Organizadora: janaína de azevedo corenza 252 páginas Ano de publicação: 1º edição - 2021 Resumo: O livro práticas curriculares antirracistas: temas em construção discute a importância do debate antirracista nas práticas pedagógicas nos diversos espaços educativos. A partir da preocupação em questionar os currículos escolares que são elaborados e praticados com viés eurocêntrico, negando conhecimentos que partem de outras referências, este livro traz diversas formas de abordar a temática a partir de experiências das professoras-autoras. O discurso de mudança curricular é evidente, e as ações são urgentes. Os conteúdos aqui apresentados buscam colaborar com profissionais da educação que desejam fazer mudanças reais em seus projetos pedagógicos, seus planejamentos de trabalho ou, até mesmo, nas reuniões de equipe. Os artigos reforçam que os currículos, as políticas educacionais e as didáticas, de uma forma geral, contêm um padrão epistemológico eurocêntrico que nega conhecimentos, formas de ser e estar no mundo, além de repudiar suas múltiplas identidades. Os artigos também apresentam algumas pistas, ressignificações e produções de crianças, jovens e adultos neste debate. O , o in sucesso escolar e as movimentações curriculares possíveis são apresentados. Com este objetivo, o livro reforça pesquisas vinculadas às práticas que inspiram e promovem outros currículos, outras aprendizagens e outros encaminhamentos pedagógicos. Convidamos cada profissional da educação a propor novas ações e reflexões a partir das experiências e das pesquisas descritas. Convidamos você a engrossar nossa voz Sumário Apresentação.................................................... 13 1. ... Tia, vamos pintar essa boneca de marrom: pistas para a efetivação de um currículo Antirracista no cotidiano da educação Infantil Paula regina araújo de azevedo silva...................... 23 2. Imagens-memórias, infâncias e Ressignificações: a construção de uma Educação antirracista em âmbito Institucional Daise dos santos pereira......................................... 57 3. Alfabetização antirracista e formação com As crianças: a escrevivência de pensamentos E falas por meio das cartas de pano Ana paula venancio.............................................. 79 4. A ordem dos fatores não altera os Efeitos: , currículo e produção Do in sucesso escolar na percepção De estudantes dos anos finais Do ensino fundamental Sandra marcelino.................................................. 107 5. Educação básica e práticas escolares: Uma jovem lei diante dos velhos racismos Alessandra pio...................................................... 139 6. Outras movimentações curriculares em Organizações de mulheres negras: Trilhas de uma pedagogia decolonial Ana beatriz da silva............................................... 163 7. O currículo e a educação de jovens e Adultos: onde está o negro nesta relação Waldinéia teles pereira.......................................... 187 8. Eja, o ensino de história e a lei n.º 10.639/2003 Jamiris de sousa silva............................................ 205 9. Ensino superior e discussão racial Curricular Janaína de azevedo corenza................................... 225 Marca: Não Informado Ean: 9786586095609