Com direitos já vendidos para oito países, WikiLeaks: a guerra de Julian Assange contra os segredos de Estado é o primeiro relato detalhado sobre o fenômeno WikiLeaks. Do lançamento do site, em 2006, até os mais recentes acontecimentos neste drama que define uma era, o livro conta a verdadeira história por trás das manchetes, em um registro cativante e revelador que traz o leitor até o momento presente.
Os autores, jornalistas do The Guardian liderados por David Leigh, editor investigativo, e Luke Harding, correspondente em Moscou, estiveram no centro da cobertura do maior vazamento de informações secretas da história. Trabalhando com o correspondente do Guardian em Nova York, Ed Pilkington, eles tiveram acesso sem precedentes aos personagens principais dessa história, de diplomatas e políticos ao ex-porta-voz do WikiLeaks, Daniel Domscheit-Berg, e o próprio Julian Assange.
Em WikiLeaks: a guerra de Julian Assange contra os segredos de Estado, os jornalistas destrincham o fenômeno WikiLeaks e exploram as muitas peças de um quebra-cabeça que continua a dominar as manchetes mundiais. Eles examinam a cultura da internet que tornou possível a revelação de informações sigilosas e os hackers fanáticos que formaram a base do WikiLeaks. Exploram os eventos secretos que o site divulgou, da revelação de execuções de civis no Quênia em 2008 à avalanche de telegramas diplomáticos dos Estados Unidos em 2010. Os autores ainda analisam as implicações das mais recentes revelações do WikiLeaks e desvelam a natureza estranha e contraditória de Julian Assange – um homem elogiado pela Anistia Internacional em 2009, mas que, menos de um ano depois, seria acusado pela polícia sueca de crimes sexuais.
Até agora, a história do WikiLeaks foi revelada de maneira fragmentada. O livro WikiLeaks: a guerra de Julian Assange contra os segredos de Estado apresenta o quadro completo.
Segundo David Leigh, “A verdadeira história do WikiLeaks ainda não foi contada, e este livro vai expor a parceria exclusiva do The Guardian, com Julian Assange, uma das figuras mais controversas do mundo. Os leitores poderão assistir da primeira fila enquanto as extraordinárias reviravoltas da história do WikiLeaks se desdobram. É uma trama que envolve documentos secretos, espionagem e acusações sexuais, escrita por jornalistas do The Guardian que trabalharam com Assange e o seguiram a cada passo do caminho. Este livro é o mais próximo que você vai chegar da verdade nua e crua”.
Lisa Darnell, editora da Guardian Books (que publicará o original), disse: “Essa história teve a ver com o The Guardian desde o início, e David Leigh e sua excelente equipe de jornalistas investigativos possuem um conhecimento incomparável dos incríveis acontecimentos que levaram a uma das histórias mais marcantes dos últimos anos. Este livro não apenas é o relato brilhante e emocionante de acontecimentos dos últimos quatro anos, mas também oferece aos leitores um misto de narrativa e análise que eles simplesmente não vão encontrar em outro lugar”.