Contos e Cantos do – Maraska: Pscircodelia conta histórias de épocas, realidades e dimensões diferentes.
E a vida de todas as personagens é alinhavada até se chocar num único drama, mesmo que não siga a estrutura clássica do começo meio e fim.
Pelos olhos de um indivíduo oculto, conhecemos um palhaço e a sua banda de Maraskas que moram num velho circo.
O palhaço conta as histórias de um mundo repleto de seres mágicos, dentre eles, Aiam Mit, Argol, a Fadanegra, o Ogro e os vilões Karan Kirkus e Necário.
O indivíduo oculto passa a escrever e desenhar as histórias do palhaço e recebe revelações surpreendentes que farão com que ele tenha uma percepção muito diferente da realidade em que ele vivia até então.
Pscircodelia abre as lonas do circo às histórias que a Banda Multimídia Maraska tem para contar, que afirma que este livro é baseado em experiências “pscircodelicamente” verídicas.
O projeto em quadrinhos foi premiado pelo PROAC 11, da Secretária Estadual da Cultura. Contos e Cantos do – Maraska: Pscircodelia é um projeto ambicioso.
É a união da imagem e do som.
Ao lermos o livro, encontramos uma história permeada de clipes musicais em quadrinhos, um conceito diferente - a integração da musica com o universo dos quadrinhos.
Algumas músicas são apresentadas como clipes, outras funcionam como “pano de fundo”, como uma “trilha sonora de filme.”
O livro é acompanhado de um CD com as músicas que aparecem na história e cujas letras estão no fim do álbum.
A banda Maraska já participou de Viradas Culturais, bares e festivais, aqui e no exterior.
Seus shows juntam a linguagem da música com quadrinhos e videoclipes animados num grande espetáculo áudio-visual. A banda mostra um repertório dançante e bem-humorado, e outras vezes mais ácido e instigante, com temas sociais, surreais e cotidianos.
Este livro é de autoria de M. Maraska que apresentou pela primeira vez este projeto multimídia em 2001,nos Estados Unidos, onde também lecionava quadrinhos e animação.
Quando as torres caíram, ele resolveu voltar para as terras tupiniquins e se juntou a outro desenhista, Ricardo Sasaki, e aos músicos Maestro DR, 75, Latin Lover, Miss Daisy, que levaram adiante a proposta.