A guerra é descrita por historiadores como a segunda ocupação favorita da humanidade e, sem dúvida, tem um papel fundamental na história do mundo. De Leônidas de Esparta, o herói condenado da batalha das Termópilas, em 480 a.C., até Colin Powell, o estrategista da Guerra do Golfo, de 1990, os maiores líderes militares da História têm aqui o seu perfil traçado e suas batalhas mais importantes analisadas. Quer seja defendendo suas terras ou conquistando as de outros, as personalidades registradas em 'Os 100 Maiores Líderes Militares da História", representam o máximo em genialidade militar.
Quem são os mais importantes líderes militares, e por quê? Para responder, o autor relata a vida e os feitos das personalidades mais influentes do mundo na área, por meio de biografias que descrevem o contexto histórico em que elas estão inseridas. Selecionada com a ajuda de proeminentes estudiosos do assunto, essa lista inclui aqueles líderes que influenciaram diretamente os acontecimentos históricos ao longo do tempo.
No livro, Nigel Cawthorne leva em consideração a tradição da Coleção Os 100 mais e apresenta as biografias dessas autoridades em ordem cronológica, todas acompanhadas de fotos ou ilustrações.
Alguns dos líderes militares selecionados são: Aníbal, Júlio César, Otavio Augusto, Átila, Trajano, Carlos Magno, El Cid, Oliver Cromwell, Carlos Stuart, Napoleão Bonaparte, George Washington, Cavalo Doido, Paul von Hindenburg, Isoroku Yamamoto, Dwight D. Eisenhower e Mao Tsé-tung.
Estendendo-se do nível estratégico dos comandantes de exércitos e imperadores aos níveis táticos e operacionais de capitães de um único navio e líderes de unidades individuais, esta obra de importância inestimável examina os feitos de alguns dos mais influentes e renomados senhores da guerra.