Fazer pedidos a uma estrela, jogar moedas numa fonte, soprar velas de aniversário são coisas que fazemos desde a infância, embora desconheçamos as razões ou as raízes históricas desses rituais, aparentemente ilógicos, que a vida moderna não conseguiu erradicar.
Os filósofos antigos tentam explicar essa forma primitiva de oração dizendo que a magia e a prece funcionam com base nos laços de simpatia que ligam todas as coisas aos corpos celestes numa rede harmoniosa.
Neste livro, original sob muitos aspectos, a autora Patricia Telesco vai em busca das raízes históricas desses rituais e ensina detalhadamente como criar, lançar e liberar nossos desejos no Universo.
Nele a autora não se limita a discorrer teoricamente sobre o assunto mas, além de propor exercícios que ajudam a tomar consciência das ocasiões favoráveis e da capacidade inata de cada um para criar oportunidades, apresenta um "Guia dos Desejos", de cunho eminentemente prático. Essa seção do livro contém duas listas em ordem alfabética: uma com os símbolos e tradições relacionados com a formulação de desejos; a outra, com as divindades de vários povos cujo culto, em diferentes épocas da História, esteve ligado a esse costume.
O desafio que a autora faz ao leitor na Introdução do livro reforça o caráter prático que ela procurou imprimir a este seu trabalho: "Pergunte a si mesmo quais são os seus devaneios. O que o deixaria de fato contente do ponto de vista espiritual e emocional? Desejar pode ajudá-lo a encontrar aquilo de que realmente precisa. No instante em que você acredita que tem o poder de mudar a sua vida, você realmente pode mudá-la."